terça-feira, 17 de maio de 2011

É tempo de visitar os museus

Mais público, mais arte, mais memória. É o que busca em sua 9ª edição a Semana Nacional de Museus, aberta ontem em todo o país. Integrante do evento há oito anos, o Museu da Universidade Federal do Pará, localizado no bairro de Nazaré, foi o palco inaugural da atividade, que contará com programação especial em nove instituições em Belém.
“Ampliamos o horário de funcionamento, estendendo-o também para o final de semana e no período da noite. A semana será um teste para vermos se há demanda para estabelecer a mudança e facilitar o acesso de pessoas que sempre diziam não ter tempo de visitar o museu”, comentou a diretora Jussara Derenji.
Sobre o comparecimento do público, ela conta que o número de visitantes passou de aproximadamente 400 pessoas por ano a 1.000 por mês.
“Tentamos incorporar principalmente o público jovem, criando intimidade com ele, para que depois esse público retorne com a escola e a família”, frisa.
O museu também traz novidades aos visitantes. De hoje até sexta-feira, serão realizadas palestras sobre temas como memória do negro, moda e educação museal. À noite, uma programação musical deve entreter os presentes.
Está em cartaz a exposição “Memória do Mirante”, do artista Armando Queiroz, com registros de vídeos, imagens e textos sobre uma das esculturas mais populares instaladas no Jardim das Esculturas do Museu da UFPA. Durante cinco anos, a obra foi reconstruída por visitantes, artistas e funcionários do local, que davam sempre nova configuração aos blocos móveis. A existência física do monumento, contudo, se encerrou há alguns meses, a pedido do próprio criador.
“Pensei muito se deveríamos prolongar de maneira artificial, por meio de reparos estruturais, o tempo de vida da obra. Preferi então praticar o desapego físico e mantê-la como memória e sentimento, que agora resultou nessa emocionante exposição”, explicou Armando.
A 9ª Semana Nacional dos Museus acontece até dia 22 em dez espaços de Belém: Museu da UFPA, Ecomuseu da Amazônia, Memorial da Justiça do Trabalho da 8ª Região, Museu de Arte de Belém, Museu de Geociências, Museu Paraense Emílio Goeldi, Sistema Integrado de Museus, Ponto de Memória da Terra Firme, União de Ensino Superior do Pará e no prédio do curso de Museologia a UFPA, campus Guamá. (Diário do Pará)

Fonte: www.diarioonline.com.br 17/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário