segunda-feira, 16 de maio de 2011

Patrimônio - ITEC discute criação de Museu de Engenharia

O Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) discutiu, em reunião com outras instituições, a criação de um Memorial de Engenharia, o qual deverá ser instalado no antigo prédio da Ex-Escola de Engenharia, localizado na travessa Campos Sales, próximo à rua Manoel Barata, em Belém. A intenção é restaurar o prédio e resgatar a história do curso de Engenharia da UFPA, o qual  está completando 80 anos de existência.
Participaram da reunião representantes da Reitoria da UFPA, do Instituto de Tecnologia (ITEC), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-PA), do Clube de Engenharia, do grupo comercial Y.Yamada - atual proprietário do prédio-, de empresas da construção civil, da Faculdade Ideal, de ex-professores da Escola de Engenharia e ex-alunos da turma de Engenharia, Fernando Guilhon, do ano de 1971.
Todos os presentes se demonstraram dispostos a contribuir com a construção do Memorial no antigo prédio, que está intimamente ligado à história da Engenharia no Pará. O encontro desta quinta-feira, 11, foi o primeiro passo para transformar o projeto das instituições em realidade.
 Para o reitor da UFPA, Carlos Edilson Maneschy, a importância do Museu de Engenharia “é resgatar a lembrança, a memória e um passado muito glorioso” da Escola de Engenharia. “Discutir a história do curso de Engenharia é, em própria medida, discutir a história da Universidade Federal do Pará, que nós precisamos cultuar permanentemente”, afirma o reitor.
Parcerias – Segundo a diretora do Instituto de Tecnologia, Emília Tostes, todos os envolvidos têm a mesma origem. “Seja a antiga Escola de Engenharia, seja o Centro de Tecnologia, seja o Instituto de Tecnologia, todos têm a mesma história”, afirma a professora.
Outras reuniões serão realizadas com os diferentes parceiros para que as discussões continuem a avançar, e apresente-se o projeto para todos já nas comemorações de 80 anos da Escola de Engenharia, na Semana do Instituto de Tecnologia 2011 (SITEC 2011), a ser realizada de 19 a 24 de setembro.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Pará, José Leitão Viana, afirmou que a ideia já está sendo divulgada para os mais de 30 mil engenheiros profissionais ligados à entidade e que dará todo o apoio e cobertura a este movimento.
História – O prédio, localizado na travessa Campos Sales, funcionou por 60 anos como a antiga Escola de Engenharia do Pará. A Escola foi criada no ano de 1931, gerenciada pelo governo do Estado do Pará, na época o interventor Magalhães Barata.
“Todos nós que estudamos naquele prédio temos uma relação afetiva muito grande com ele, e estamos agora tentando recuperar isso para trazer para a história da Engenharia”, esclareceu o presidente do CREA-PA e ex-aluno da Escola, José Leitão Viana. (Ascom UFPA)

Fonte: Diario do Pará Online, 16/05/2011, www.diarioonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário