quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dois bairros são tombados

Prédios da Cidade Velha e Campina estão sob proteção do governo

THIAGO VILARINS
De Brasília

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou ontem, em Brasília, por unanimidade, os processos de tombamento dos bairros da Cidade Velha e Campina, no Centro Histórico de Belém. Com a aprovação, são mais 2,8 mil edificações sob a proteção do governo federal. Atualmente, a cidade já contava com 23 bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), correspondente a cerca de 800 imóveis protegidos.
De acordo com o parecer aprovado, os bairros da Cidade Velha e Campina são a porção mais antiga da cidade de Belém e tem grande importância no processo de conquista e colonização portuguesa no Norte do País. Após a expulsão dos franceses da Ilha de São Luís do Maranhão, explica o processo, Belém passou a ter função estratégica como elo de ligação entre o rio Amazonas e o mar, possibilitando a posse de toda a Amazônia e a transformação de Belém no maior entreposto comercial das riquezas produzidas na região. Neste contexto, foi erguido um conjunto arquitetônico misturando traços básicos da arquitetura européia com a cultura local, arquitetura neoclássica, exemplos arquitetônicos expressivos do período eclético, com grande concentração de exemplares de arquitetura azulejar, e arquitetura de ferro.
"Os dois bairros condicionados por elementos naturais como baía, igarapé e alagadiços constituem, ainda, um dos maiores e mais íntegros conjuntos urbanos do País, dando à cidade de Belém configuração peculiar. O conjunto constituído pela trama da cidade consolidada entre os séculos XVII e XVIII, em que se destacam as igrejas com suas torres, os largos e praças, os coretos, os mercados e as feiras, em perfeita interação com a baía de Guajará, é suficientemente expressivo para retratar a história urbana de Belém", destaca o parecer, informando também que na nova área tombada inclui, ainda, bens já tombados individualmente, nas décadas de 1940, 1950, 1960 e 1970.
Na reunião de ontem do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia, também foram aprovados os pedidos de proteção para bens do patrimônio cultural brasileiro: o acervo Museu do Trem, do Rio de Janeiro, o centro histórico de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, o terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde, em Cachoeira, na Bahia, e o Roteiro Nacional da Imigração, no Estado de Santa Catarina.

Fonte:www.orm.com.br/amazonia/ 04/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário