sexta-feira, 1 de junho de 2018

EXPOSIÇÃO: Eu vou, mas eu volto! Catalendas e o Imaginário Amazônico na TV.


Eu vou, mas eu volto! Catalendas e o Imaginário Amazônico na TV.
Apresentar ao grande público a trajetória do Catalendas. Esse é o objetivo da exposição curricular “Eu vou, mas eu volto! Catalendas e o Imaginário Amazônico na TV”, que será realizada pela turma de 2015 do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), entre os dias 01 de junho e 06 de julho, no Laboratório de Montagem Expográfica, prédio anexo da Faculdade de Artes Visuais.
O Catalendas foi um programa televisivo de enorme sucesso realizado pela FUNTELPA - Fundação Paraense de Radiodifusão - e veiculado nacionalmente pela TV Brasil, entre os anos de 1999 e 2013.
Nos seus mais de cem episódios, o Catalendas se dedicou a recontar parte das histórias que ainda hoje povoam o imaginário amazônico. Narrativas como a do Curupira, da Cobra Norato e do Guaraná, são alguns exemplos. Uma marca registrada do programa era a estética do teatro de bonecos, desenvolvida pelo In’ Bust, grupo pioneiro neste tipo de linguagem e que incorporou como inspiração cenográfica a biodiversidade da região Amazônica.
Partindo dessa biodiversidade – e também da ideia de diversidade cultural – a exposição propõe estabelecer um diálogo entre academia e comunidade, na qual o escopo destas narrativas possa ser visto como de fato é: um conjunto de saberes tradicionais que, ao extrapolar o imaginário, o fantástico e o maravilhoso, fala de nossa relação com o meio ambiente ao mesmo tempo em que aponta em direção ao futuro.
SERVIÇO
Exposição: “Eu vou, mas eu volto! Catalendas e o Imaginário Amazônico na TV”.
Data: 06/06 a 06/07/2018.
Local: Laboratório de Montagem Expográfica (anexo da Faculdade de Artes Visuais/Campus do Guamá).
Horários: 09:00 às 17:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário