Sede Náutica da Tuna Luso Brasileira Fonte: Tuna Luso Náutica |
A
sede de um dos clubes náuticos mais tradicionais do Pará está
passando por um processo de reforma. A diretoria, amigos e torcedores da TUNA LUSO BRASILEIRA estão empenhados na reforma da Sede Náutica do Clube. Como
podemos ver na imagem a cima a faixada do clube está concluída, assim como
foram refeitas toda a parte hidráulica dos banheiros da garagem, com
substituição de vasos sanitários, pias, mictório, chuveiros e torneiras, além
da parte de alvenaria.
Porém ainda faltam algumas reformas internas como substituir a parte hidráulica da copa, fazer a pintura das paredes e substituir cerca de 20,0 m² de lajota dos banheiros que foram reformados, incluindo a mão de obra. Esse serviço todo está orçado em R$ 2.000,00. Para essa realização o clube está em busca de apoiadores, toda ajuda é bem vinda. Quem quiser ajudar é só entrar em contato com a Sede Náutica do Clube:
https://www.facebook.com/nauticatunaluso
RESTAURO
E FUTURO MUSEU NÁUTICO
Um
belo quadro contendo rara foto do Grupo Náutico da Tuna Luso, datado de 1919,
que por muito tempo ficou em exposição na parede do salão onde funcionou o
restaurante "Ribatejo", na sede social da Tuna Luso, encontrava-se
bastante danificado, motivo pelo qual amigos da "Confraria da Sauna"
e do "Time de Águias" reuniram-se e decidiram custear a recuperação
do mesmo através de um profissional especialista no assunto. Após a
conclusão da recuperação, o quadro será recolocado na sede náutica cruzmaltina para
apreciação dos interessados. Outros quadros e troféus receberão o mesmo
tratamento e serão cadastrados para num futuro próximo, após a conclusão da
próxima etapa de reforma interna do centenário prédio da garagem náutica e a criação o museu da garagem náutica da Tuna Luso.
HISTÓRIA
NÁUTICA
A
Tuna só iniciou no esporte em 1906 com a criação do Departamento
Náutico. A idéia
surgiu com a extinção do Yole
Clube e Sírio. Um grupo de rapazes, tendo a frente Antônio Lobo, Artur Nicolau
da Costa, Francisco de Oliveira Simões, Antônio Frazão Salgueiro e João
Gonçalves, alugou a antiga sede do Sírio, na Siqueira Mendes, onde passou a
funcionar como garagem náutica do clube. O primeiro barco foi construído na
fábrica Freitas Dias, servindo de modelo a uma baleeira de 6 remos denominada
“Moema”. Na época, a Tuna estava dentro dos melhores clubes brasileiros,
conquistando inclusive um decacampeonato, o
que lhe deu o honroso título de Rainha do Mar.
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