terça-feira, 25 de novembro de 2014

TUNA LUSO: Reforma na Centenária Sede Náutica Cruzmaltina.

Sede Náutica da Tuna Luso Brasileira
Fonte: Tuna Luso Náutica

A sede de um dos clubes náuticos mais tradicionais do Pará está passando por um processo de reforma. A diretoria, amigos e torcedores da TUNA LUSO BRASILEIRA estão empenhados na reforma da Sede Náutica do Clube. Como podemos ver na imagem a cima a faixada do clube está concluída, assim como foram refeitas toda a parte hidráulica dos banheiros da garagem, com substituição de vasos sanitários, pias, mictório, chuveiros e torneiras, além da parte de alvenaria. 


Porém ainda faltam algumas reformas internas como substituir a parte hidráulica da copa, fazer a pintura das paredes e substituir cerca de 20,0 m² de lajota dos banheiros que foram reformados, incluindo a mão de obra. Esse serviço todo está orçado em R$ 2.000,00. Para essa realização o clube está em busca de apoiadores, toda ajuda é bem vinda. Quem quiser ajudar é só entrar em contato com a Sede Náutica do Clube: 
https://www.facebook.com/nauticatunaluso


RESTAURO E FUTURO MUSEU NÁUTICO
Um belo quadro contendo rara foto do Grupo Náutico da Tuna Luso, datado de 1919, que por muito tempo ficou em exposição na parede do salão onde funcionou o restaurante "Ribatejo", na sede social da Tuna Luso, encontrava-se bastante danificado, motivo pelo qual amigos da "Confraria da Sauna" e do "Time de Águias" reuniram-se e decidiram custear a recuperação do mesmo através de um profissional especialista no assunto. Após a conclusão da recuperação, o quadro será recolocado na sede náutica cruzmaltina para apreciação dos interessados. Outros quadros e troféus receberão o mesmo tratamento e serão cadastrados para num futuro próximo, após a conclusão da próxima etapa de reforma interna do centenário prédio da garagem náutica e a criação o museu da garagem náutica da Tuna Luso.


HISTÓRIA NÁUTICA
A Tuna só iniciou no esporte em 1906 com a criação do Departamento Náutico. A idéia surgiu com a extinção do Yole Clube e Sírio. Um grupo de rapazes, tendo a frente Antônio Lobo, Artur Nicolau da Costa, Francisco de Oliveira Simões, Antônio Frazão Salgueiro e João Gonçalves, alugou a antiga sede do Sírio, na Siqueira Mendes, onde passou a funcionar como garagem náutica do clube. O primeiro barco foi construído na fábrica Freitas Dias, servindo de modelo a uma baleeira de 6 remos denominada “Moema”. Na época, a Tuna estava dentro dos melhores clubes brasileiros, conquistando inclusive um decacampeonato, o que lhe deu o honroso título de Rainha do Mar.


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