terça-feira, 4 de novembro de 2014

SPP 2014: Imagens do primeiro dia (04/11) da Semana do Patrimônio Paraense 2014.


A Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia - ASAPAM e o Centro de Estudos e Aplicações em Logística e Meio Ambiente - CEALMA  deram inicio a Semana do Patrimônio Paraense 2014. Ambas as instituições representadas por Bernardo Costa Jr. (Turismólogo/ASAPAM) e Renata Maués (Arte Educadora/CEALMA) deram as boas vinda a todos os participantes do evento. Cada um dos profissionais apresentou a sua respectiva instituição e de como se deu a parceria para organizar a SPP 2014.

Na palestra de abertura os nossos parceiros Tatiana Borges (IPHAN) e Flávio Nassar (Fórum Landi) que além de cederem os seus espaços físicos para abrigarem o evento deste ano, ainda falaram da importância dessa parceria pelo 4º ano consecutivo. Logo após tivemos a primeira palestra da SPP 2014 com Isaac Loureiro com o tema "Com nossas mãos conquistamos... - Memória das comunidades sobre o registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil" falando sobre o processo  de mobilização dos grupos de Carimbó do Estado do Pará e suas ações para que o Carimbó fosse registrado como Patrimônio Imaterial Brasileiro.

Na primeira mesa redonda do evento com a temática "Gestão Pública do Patrimônio e Ferramentas de Inovação" tivemos a participação de Tatiana Borges (IPHAN), Jorge Pina (FUMBEL) e Cláudio Alfonso (LabLivre) com mediação da Professora Edivânia Alves (FIBRA). A mesa teve como fio condutor as atuais politicas públicas para proteção do Patrimônio Cultural  e quais medidas adotadas por essas intuições públicas, além da utilização de ferramentas tecnológicas para facilitar o mapeamento desses bens culturais.













Nenhum comentário:

Postar um comentário