sábado, 15 de novembro de 2014

BIBLIOTECA DO CÍRIO: Conheça a Biblioteca Digital sobre o Círio de Nazaré.


O Círio de Nazaré pode ter passado, mas as informações sobre essa procissão poderão ser encontradas no site Biblioteca do Círio, desenvolvido pelo projeto UFPA 2.0. No site podem ser encontrados fotos, cartazes, videos, mapa e trabalhos desenvolvidos sobre essa grande manifestação religiosa. Este é um projeto continuo aberto a colaboração de todos que queiram contribuir com dados para o enriquecimento do site.

SOBRE A BIBLIOTECA DO CÍRIO:
O Círio de Nazaré acontece desde 1793 em Belém do Pará. É uma das maiores festas religiosas do mundo, reunindo cerca de dois milhões de pessoas na romaria principal, no segundo domingo de outubro. Em dezembro de 2013 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), reconheceu o Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Nesta Biblioteca do Círio – que integra o Projeto UFPA 2.0, da Universidade Federal do Pará - estão registros que ajudam a conhecer e entender um pouco mais dessa manifestação, que já atravessou dois séculos e hoje pode ser acompanhada de qualquer ponto do mundo, pelas redes sociais. Como o Círio de Nazaré, esse repositório pretende ser também uma construção coletiva, aberta à contribuição de todos os que participam dessa festa.



INFORMAÇÕES:
Site: http://bibliotecadocirio.org/
Equipe: 
Coordenação Geral: Flávio Sidrim Nassar
Coordenação Acadêmica: Regina Alves
Gestora de Conteúdo: Renata de Paula
Assessora de Comunicação: Catarina Nefertari
Coordenador de Tecnologia: Cláudio Alfonso
Programador: Leandro Cunha
Designer: Pedro Victor Nascimento
Estagiário de TI: Márcio Reis
Realização: UFPA / UFPA 2.0
Apoio: Santander

Nenhum comentário:

Postar um comentário