segunda-feira, 23 de maio de 2011

Terra Firme encerra I Gincana sobre história e memória

Museu Goeldi e Ibram realizaram evento durante a Semana de Museus para promover a integração entre jovens de várias escolas e instituições do Bairro da Terra Firme. O bairro abriga um dos pontos de memória apoiados pelo Ministério da Cultura.

Com intuito de resgatar a memória do bairro e prover conhecimento sobre o passado e o presente da comunidade, realizou-se uma gincana cujo público-alvo foi composto de jovens de 12 a 20 anos.O encerramento da I Gincana “História e Memória do Bairro da Terra Firme”, que aconteceu na última sexta-feira, dia 20 de maio.
“Isso aqui é um trabalho maravilhoso” diz  Maria Francisca de Araújo Santos, conhecida pela comunidade como “Chicona ” e conselheira do Ponto de Memória, no ato do encerramento: “É uma vitória, pois a mídia só mostra a nossa derrota”, desabafou ao se referir à cobertura da imprensa onde prevalecem eventos de violência. Os pontos de memória são fruto de um projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura, para estimular a valorização de comunidades afetadas pela violência urbana.
O evento aconteceu na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle e reuniu jovens de instituições, como Centros Comunitários e Pontos de Cultura como o Pólo São Pedro, além de estudantes de várias escolas de todo o bairro dentro do espírito competitivo e marcado pelo respeito entre as equipes. Da competição constava entre outros desafios, a composição de músicas, a fotografia, o teatro, o vídeo e também a criação de uma logomarca para o Ponto de Memória. No final, duas equipes empataram, mas a “Sementes da Terra” (Pólo São Pedro) foi a vencedora. Numa demonstração de espírito desportista que pautou o evento, ao receber o terceiro prêmio, um aluno de uma das outras equipes disse: “Eu espero que várias iniciativas como esta venham para o bairro, pois foi um prazer enorme competir com vocês”. Como premiação, as equipes receberam kits educativos e medalhas pela participação.
Educação contra a violência - Dara Santos, que participou da gincana, falou que eventos dessa natureza são importantes, pois “o índice de violência no bairro é muito alto e a partir dessas pequenas iniciativas nós podemos conseguir mudar essa realidade”.  
Segundo o membro do Conselho Gestor do Ponto de Memória da Terra Firme, Benedito Costa, a gincana foi uma ação do projeto, em parceria com o Museu Goeldi, com o objetivo “estabelecer uma parceria com as escolas e instituições e divulgar o projeto entre os jovens”. Os Pontos de Memória compõem um programa nacional do Ibram em parceria com o Programa Nacional de Segurança Cidadã (Pronasci).
Promovida pelo Conselho Gestor do Ponto de Memória da Terra Firme e pelo Museu Goeldi, a gincana tinha como objetivo reunir jovens do bairro em atividades que reafirmassem a identidade e a memória da Terra Firme. Numa parceria de duas décadas, a educadora do Museu, Helena Quadros frisou que esse tipo de evento é importante para a “afirmação da identidade das pessoas do bairro”.

Texto: Anderson Fattori.
Edição: Jimena Felipe Beltrão. 

Fonte: www.museu-goeldi.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário