sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Patrimônio - Guitarrada mais perto de se tornar patrimônio






A guitarrada está perto de ser legitimamente paraense. A Assembleia Legislativa do Pará aprovou nesta quinta-feira (10/02), em todos os turnos de votação, projeto de lei que reconhece o gênero musical Patrimônio Cultural do Estado. A autoria do projeto é do líder da bancada do PT, deputado Carlos Bordalo.
Para ele, a aprovação fortalece e representa ainda mais as tradições e costumes paraenses. “Esta lei visa preservar, conservar e proteger esta forma de expressão da cultura popular paraense”, destacou Bordalo. Após ser aprovada em plenário a lei será encaminhada para sanção governamental.
Além de alguns dos ícones do movimento musical, encontram-se dentre os agraciados com a condecoração nomes consagrados da Música Popular Brasileira, da música regional, da música latino-americana e da música erudita.
Ritmo - A guitarrada é um gênero musical paraense instrumental nascido da fusão do choro com carimbó, cúmbia e jovem guarda. Também é chamado de lambada instrumental. Neste estilo, a guitarra elétrica é solista. Os principais representantes da atualidade são os grupos: Mestres da Guitarrada, Calypso, Cravo Carbono e La pupuña.
História - O seu criador é o Mestre Vieira, como é mais conhecido. Batizado pelo nome de Joaquim de Lima Vieira, nascido em Barcarena, no dia 29 de outubro de 1934. O estilo tem como marco o disco Lambadas das Quebradas lançado pelo guitarrista em 1978.
Tem 14 discos solo gravados. A música "Lambada Jamaicana" (lançada em 85) é seu maior sucesso. Desde 2003 integra também o grupo Mestres da Guitarrada, tendo 2 cds lançados: Mestres da Guitarrada (2004, selo Funtelpa) e Música Magneta(2008, Selo Candeeiro Records).  (DOL com informações da Alepa)
Fonte: Diário Online, 11/02/2011, Pará.  www.diarioonline.com.br

Um comentário:

  1. As guitarradas são o legítimo ritmo da Amazônia.E tem um potencial incrível, que deve ser conhecido por todos nós.

    ResponderExcluir