segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ações valorizam o patrimônio histórico

Cerca de 100 estudantes de diversos cursos da Unama participaram de uma visita monitorada a lugares que compõem o patrimônio histórico de Belém. A ação, ocorrida na terça-feira (8), faz parte do projeto “Amor pela Cidade x Violência Urbana”, que vai realizar atividades como palestras, exposições, apresentações do coro cênico da universidade e visitas culturais durante o ano todo.
O projeto, proposto pelo Núcleo Cultural, tem cunho interdisciplinar e o objetivo de sensibilizar para a necessidade dos estudantes e demais participantes lançarem um novo olhar sobre a cidade onde vivem. A ideia é transformar os alunos em possíveis multiplicadores de atitudes que busquem a valorização e preservação da memória e do patrimônio humano e cultural, além de atentar para o cuidado maior com os espaços urbanos e com os bens culturais móveis e imóveis da cidade.
A professora Célia Jacob, coordenadora do curso de Letras, conta que o projeto surgiu a partir do conhecimento de que Belém é a cidade que, proporcionalmente à população, é a mais violenta do Brasil. “Essa violência também pode ser percebida no patrimônio histórico. É preciso entender e perceber que a violência vai além da questão social e econômica. É dever da Universidade discutir isso, refletir sobre como a violência está acontecendo e sendo apresentadas nas obras, no meio ambiente, praças etc. Não se ama o que não se conhece. Nossa intenção é contribuir com propostas para a busca de soluções”.
A iniciativa já está dando bons resultados. Célia conta que organizações públicas e da sociedade civil já demonstraram interesse em participar, entre elas estão a Associação dos Moradores da Cidade Velha, Viva Belém, Seduc e Projeto Monumenta.
INÍCIO
A abertura do projeto “Amor pela Cidade x Violência Urbana” aconteceu na segunda-feira, dia 7, e contou com apresentação do coro cênico da Unama e um recital de músicas com repertório de Paulo André e Rui Barata, Emmanuel G. Matos, José Maria Bezerra, Edyr Proença e Toni Soares. Após a apresentação, o poeta João de Jesus Paes Loureiro realizou a palestra “O conceito de amor por Belém e pelo seu patrimônio cultural e arquitetônico, diante da escalada da violência urbana”.
Uma das ações do projeto é o “Varal de Poesia & Foto Denúncia”, atividade organizada pela Casa da Memória da Unama, com o apoio dos estudantes de Letras, Comunicação e Artes Visuais, que será realizada até o dia 28 de fevereiro, no hall de entrada do campus Alcindo Cacela. O objetivo é coletar e organizar uma exposição em varal de fotografias, que retratem e denunciem a violência urbana que vem crescendo e vitimando a sociedade.
Outra atividade que também se integra ao projeto multidisciplinar e de responsabilidade social é a mostra fotográfica “Traços da Cidade”, aberta na Galeria de Arte “Graça Landeira”, no campus Alcindo Cacela, até o dia 28 deste mês. Praças, esculturas e prédios históricos foram objetos de estudo de ação patrimonial desenvolvida pela primeira turma do Curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem da Unama, em 2004.
A mostra, que conta com 25 fotografias, foi resultado de trabalhos elaborados por alunos para a avaliação de duas disciplinas: Fotografia, ministrada pelo professor Mariano Klautau, e Arte em Espaços Culturais, ensinada pela professora Janice Lima. Entre os objetivos da exposição está, também, a recepção dos alunos da Unama do ano letivo de 2011.
Para a visita aos pontos históricos de Belém, foram disponibilizados dois ônibus, que transportaram calouros dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Ciências Contábeis e Moda. (Diário do Pará)

Fonte: www.diarioonline.com.br  21/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário