sábado, 15 de janeiro de 2011

Sobre a Rede Nossa Belém

Fotos: Celso Abreu (retiradas do Blog CIVIVA - http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/)


                            Ivan Costa e José Ramos
No dia do aniversário de nossa cidade (12/01), uma iniciativa louvável de diversas organizações sociais e pessoas comuns, inconformadas com o cenário sócio-político de Belém, deu início a Rede Nossa Belém. A RNB surgiu a partir da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis – RSBCJS, lançada em Belo Horizonte – MG em julho de 2008, por um conjunto de organizações e movimentos da sociedade brasileira, cuja missão é “comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável de suas cidades, tendo como valor essencial à democracia participativa”.
A reunião ocorreu na sede do Fórum Landi, e contou com diversos representantes da sociedade civil. Um número significativo de pessoas compareceu ao evento, tendo em vista o feriado municipal e as várias opções de comemorações de aniversário da cidade.  Durante o evento, o Dr. Ivan Costa, presidente do Observatório Social de Belém, apresentou o histórico da RNB e da RSBJCS, além de projetos de ações da Rede para 2011.

                            Ivan Costa apresentado a RNB
A Associação Cidade Velha-Cidade Viva também se fez presente através de sua presidente, D. Dulce Rocque, a qual, de forma muito simpática, apresentou a CiViVa e suas ações aos presentes, entre as quais destaca-se o projeto parcial do livro “Com eira, beira e . . .  ramo de mangueira”. O livro trata de um alerta, não deixando de soar também como uma denúncia, para atual degradante situação do centro histórico de Belém e os desafios a serem vencidos para a sua preservação. Foi uma verdadeira aula sobre o centro histórico da cidade ministrada por D. Dulce, que com muita boa vontade, persistência e parceiros, está engajada na luta a favor do patrimônio do bairro da Cidade Velha.

                            Dona Dulce, presidente da CIVIVA
A RNB iniciará com quatro grupos de trabalho: Gestão Pública, Meio Ambiente, Segurança Pública e Patrimônio Histórico; o que não descarta a formação de novos grupos que venham a se enquadrar às propostas da Rede.
De fato, a cidade de Belém recebeu um grande presente no dia em que comemorou seus 395 anos. A RNB tem tudo para dar certo e colaborar para termos uma cidade muito melhor!
Os interessados em fazer parte desta rede podem obter maiores informações pelo endereço www.osdebelem.org ou pelo e-mail  nossabelem@gmail.com .

Por Anna Raquel Castro - ASAPAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário