domingo, 16 de janeiro de 2011

Conhecer para preservar

Para preservar é essencial conhecer o patrimônio da nossa cidade e sua história,certo?
Pois bem... Aí vão duas ótimas dicas para quem quiser saber um pouco mais sobre o Centro Histórico de Belém e sobre as Mangueiras que emprestam seu nome ao título dado à nossa cidade:


ROTEIRO GEOTURÍSTICO NO BAIRRO DA CIDADE VELHA (29/01/2011):

O Casarão de Memórias recebeu na tarde de hoje a notícia, enviada gentilmente pela Profª Goretti Tavares (coordenadora GGeotur e professora da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA), sobre o próximo Roteiro Geoturístico no bairro da Cidade Velha, projeto de uma equipe composta por profissionais e estudantes de diversas áreas que buscam tornar mais acessível à população local um pouco mais da importância do nosso Centro Histórico.
Para quem não soube ou não pode participar da primeira experiência que aconteceu no dia 12 de janeiro de 2011, dia do aniversário da nossa cidade, o próximo roteiro será realizado no dia 29 deste mês, pontualmente às 8h da manhã, saindo da frente do Forte do Castelo, apresentando diversas ruas do bairro aos participantes, entremeando informações diversas acerca da história, geografia, economia, política e cultura daquela área.
De acordo com a professora, "a missão é propor roteiros geoturísiticos, em que se possa transmitir conhecimentos da Geografia, do Turismo, da Arquitetura e da História, a serem implementados no bairro da Cidade Velha, no centro histórico de Belém (...) tudo isso visando a efetiva participação da sociedade local, por meio do resgate da memória sócio-espacial dos moradores, no sentido de valorizar esses conhecimentos e despertar nesses indivíduos a necessidade de preservar os patrimônios histórico e cultural do bairro".
Para maiores informações, o link da notícia publicada no dia 13 de janeiro no site da Universidade Federal do Pará , está disponível para divulgar esta iniciativa. É, sem dúvidas, uma excelente oportunidade para todos aqueles que se interessam e se preocupam com a preservação do berço da nossa cidade.

Fonte: Portal da UFPA


- EXPOSIÇÃO "MANGIFERA INDICA" NO MUSEU DA UFPA (até 19/01/2011)

Pensar nas ruas do centro de Belém sem suas frondosas árvores é quase impossível para muitos belenenses que trazem consigo o título de moradores da "Cidade das Mangueiras". O que poucos sabem é que a prefeitura de Belém, através do artigo 52 da Lei Ordinária n° 7709, de 18 de maio de 1994,  reconhece que "as mangueiras e samaumeiras  existentes nos logradouros públicos do município de Belém, integram o Patrimônio Histórico e Ambiental da cidade".
A exposição, que fica no Museu da UFPA até o dia 19 de janeiro, homenageia a paisagem vegetal de Belém através das obras de Armando Balloni, Antar Rohit e Patrick Pardini, que expressam de diferentes formas essa personagem do cotidiano belenense. As mangueiras, vilãs dos carros estacionados nas ruas do centro e dos telhados das casas com calhas entupidas de folhas, são constantemente retratadas na mídia através de notícias relacionadas aos acidentes causados com sua queda. Poucas pessoas, entretanto, pensam na árvore como patrimônio ambiental da cidade, objeto histórico que merece políticas públicas efetivas de conservação para que a Cidade das Mangueiras não perca seu símbolo.
Para conhecer, apreciar e refletir um pouco mais sobre o assunto, a exposição é uma boa dica de visita por um tempo bem curto, infelizmente.
O Museu da UFPA fica na Avenida Governador José Malcher n° 1192, bem de esquina com a Av. Generalíssimo Deodoro e o horário de visitação é de 9h as 17h, com entrada franca e quem quiser saber um pouco mais sobre a exposição, é só acessar o link da notícia publicada em 13/11/11 no Jornal Diário do Pará.


Fonte: Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário