domingo, 16 de janeiro de 2011

Espaços históricos de Belém são abertos à visitação pública




O público paraense vai poder conferir os 395 anos de Belém contados por meio de seus prédios históricos. A programação acontece no Museu de Arte de Belém (Mabe), Palacete Bolonha e o recém restaurado Palacete Pinho. Os locais estão abertos à visitação monitorada de domingo a domingo.


No Museu de Arte de Belém está aberta a exposição 'Entre Imagens e Memórias do Poder' que apresenta 42 retratos da galeria de Intendentes e Prefeitos de Belém, que fazem parte do acervo do museu, além da história sobre o Palácio Antônio Lemos. O Mabe funciona de terça-feira a sexta-feira, de 10h às 18h; aos sábados, domingos e feriados de 9h às 13h. As visitas podem ser agendadas pelo telefone: (91) 3114-1028 ou pelo e-mail: educativa.mabe@gmail.com.


Construído no início do século XX pelo engenheiro Francisco Bolonha, o palacete que leva seu nome é outra opção de passeio pelos prédios históricos da capital paraense. Repleto de singularidades, o Palacete Bolonha possui belos espaços onde as iniciais do engenheiro estão escritas a ouro demonstrando a época áurea da cidade. Conta a história que a construção foi feita em homenagem à esposa de Francisco, a pianista francesa Alice Tem-Brink. O casarão está aberto ao público de terça-feira à sexta-feira, de 9h às 17h. Nos finais de semana e feriados de 9h às 13h. O Palacete Bolonha fica na Avenida Governador José Malcher, s/n, ao lado do Memorial dos Povos.


O mais novo tour histórico da cidade é o recém entregue e restaurado Palacete Pinho, no bairro da Cidade Velha. O espaço faz o resgate cultural e histórico da arquitetura eclética da classe burguesa do final de 1800, que valorizava o conforto, o progresso, as inovações e o melhor aproveitamento dos compartimentos.O Palacete Pinho estará aberto à visitação até o dia 21 de janeiro, de 10h às 14h. Após esse período, o prédio estará fechado para ajustes administrativos quanto à sua utilização. O Palacete fica na Rua Dr. Assis, perto da Avenida Almirante Tamandaré. Informações: (91) 3230- 1387.


Fonte: Redação Portal ORM/Comus


Nenhum comentário:

Postar um comentário