sábado, 2 de maio de 2015

PROJETO CONHECER O PATRIMÔNIO: Instituto de Educação do Estado do Pará - IEEP e Centro de Memória da Educação do Pará - CME



PROJETO CONHECER O PATRIMÔNIO
Com o objetivo de  fomentar a circulação e visitação à diversos espaços culturais, assim como, promover a sensibilização para a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural de Belém, a Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia – ASAPAM, em parceria com a Rede de Educadores de Museus – REM/PA e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, inicia o projeto “Conhecer o Patrimônio”, que terá sua culminância em 2016, no âmbito das comemorações dos 400 anos de Belém. O projeto é composto por ciclos de palestras, oficinas e visitas guiadas em museus e outros espaços culturais de Belém. A segunda edição do projeto será realizado no Instituto de Educação do Estado do Pará - IEEP, dia 21 de maio de 2015, das 08h00 às 12h00.

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - IEEP
Instituto de Educação do Estado do Pará - IEEP, foi fundado em 1871 como a primeira escola normal na gestão do então governador Joaquim Machado Portela, presidente da província do Pará, e é um dos colégios mais antigos do Brasil. A conquista da profissionalização iniciada com a escola normal significou um importante avanço da instituição pública no estado do Pará.
No final de janeiro de 1947, a escola passou a ser chamar Instituto de Educação do Pará - IEP, hoje Instituto de Educação do Estado do Pará - IEEP. O Instituto entra em um novo período com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que retomou o ensino médio e a modalidade normal.
É o segundo colégio mais antigo do estado do Pará, perdendo apenas para o Colégio Estadual Paes de Carvalho, que foi fundado em 1841. Sua formação durante muitos anos era voltada para o magistério, mas desde 2002, o Instituto também atende alunos do ensino médio regular. Hoje tem status de boa escola pública, possuindo 259 troféus em sua vitrine de canto orfeônico, teatro, banda marcial e grupo folclórico, entre outras premiações e homenagens.

CENTRO DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PARÁ - CME
Da necessidade de preservar a história e a identidade da Educação do Estado e contribuir para a pesquisa e o aprendizado da comunidade escolar surgiu o Centro de Memória da Educação do Pará - CME, implantado em 2014 pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). A ideia é captar, conservar, organizar e divulgar acervos, documentos escritos e orais, além de desenvolver pesquisas, contribuindo, dessa forma, para compor a história e a identidade da educação paraense.
Criado para ser um espaço destinado à produção de conhecimento no campo da história da educação do Pará, o Centro deverá funcionar, inicialmente, no prédio histórico do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), localizado à rua Gama Abreu, nº 256, bairro de Nazaré, em Belém.
CME constitui um programa da SEDUC vinculado à Secretaria Adjunta de Ensino e está configurado em três frentes - memória, cidadania e formação - compreendidas num mesmo ideal: a educação. Das finalidades de sua criação constam a coleta de acervos da educação estadual; a catalogação dos acervos documentais e fotográficos; a recuperação, organização e manutenção dos acervos documentais e bibliográficos de Escolas Estaduais Centenárias do Pará; digitalização do acervo documental e desenvolvimento de atividades socioeducativas.

SERVIÇO
Local: Auditório do Instituto de Educação do Estado do Pará - IEEP
Data: 21 de Maio de 2015
Horário: 08h00 às 12h00
Atividades: Ciclo de Palestras, Oficina e Visitação Mediada.
Vagas: 80
Informações: patrimoniocomunicacao@gmail.com
Certificado: Carga Horária de 4 horas

INSCRIÇÕES NO CREDENCIAMENTO NO IEEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário