sexta-feira, 17 de abril de 2015

PROJETO CONHECER O PATRIMÔNIO: 1ª Edição no Museu de Artes de Belém - MABE.


No dia 15/04 ocorreu a primeira edição do PROJETO CONHECER O PATRIMÔNIO no Museu de Arte de Belém - MABE, o evento contou com a presença de um grande público interessado nas discussões sobre Patrimônio Cultural. Na mesa de abertura o presidente da Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia - ASAPAM, Bernardo Costa Junior, agradeceu a presença do publico e falou sobre o projeto e as próximas ações, logo após, Thomaz Carneiro, membro da Rede de Educadores de Museus e Espaços Culturais - REM/PA explanou sobre o surgimento da Rede e o início da parceria com a associação a partir da Semana do Patrimônio Paraense 2014. Finalizando a mesa a representante do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, Tatiana Borges, ressaltou o apoio do Instituto aos projetos da ASAPAM ao longo de cinco anos de parceria e apontou a importância desse tipo de iniciativa para a sociedade e os espaços culturais.  


O evento contou também com a presença da diretora do Museu de Artes de Belém - MABE, Dora Lourenço, que falou da sua satisfação em estar recebendo a 1ª edição do projeto e principalmente da possibilidade de disponibilizar o espaço para o debate sobre questões culturais. A equipe do Setor Educativo do MABE composta por Cláudio Carvalho e Bruno Mariano apresentou as atividades e os projetos desenvolvidos ao longo de 2015, dando destaque para a cartilha de Educação Patrimonial do Museu que está em processo de produção, assim como o projeto "MABE vai à escola", que através de agendamento prévio possibilita que as escolas visitem o espaço e efetuem atividades escolares, artísticas e culturais . 


O chefe substituto da Representação Regional Norte - RRN/MINCAlberdan Batista, presenteou o público com uma didática palestra sobre o Plano Nacional de Cultura, enfatizando sobre a importância de se pensar um Plano de acordo com a realidade da Região Amazônica. Rosa Arraes, responsável pelo setor de conservação e restauro do MABE apresentou palestra sobre o acervo do Museu e suas possibilidades enquanto suporte didático para a formação e construção do conhecimento. 



Finalizando as atividades, os participantes realizaram visita guiada ao espaço e tiveram a oportunidade de contemplar toda a beleza arquitetônica e artística do Palácio Antônio Lemos, que abriga o Museu de Arte de Belém (criado em 1991), e foi construído no período de 1868 a 1883, com a finalidade de ser o Palácio Municipal e que atualmente é sede da Prefeitura Municipal de Belém. O MABE possui um acervo eclético de obras brasileiras e europeias que fazem referência ao período áureo da borracha e é composto por obras de arte, esculturas, mobiliários e adornos. 


A ASAPAM agradece a todos que participaram da 1ª edição do PROJETO CONHECER O PATRIMÔNIO e convida a sociedade paraense a conhecer o nosso Patrimônio Cultural, pois ele é meu, é seu, é nosso!







Imagens: Bruno Silva - Diretor Financeiro - ASAPAM
Texto: Verena Merícias - Diretora de Cultura e Meio Ambiente - ASAPAM

2 comentários:

  1. Lamentei não ter participado.Motivo: não sabia.
    Mesmo não estando ,com certeza, pode ser considerado um momento histórico.Sei o quanto esses eventos são importantes e uma forma de divulgar cultura, consequentemente acrescentar conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. ...
    EXCELENTE!!!
    GOSTARIA! DE RECEBER CONVITES
    NO MEU e-mail: flaviamarchand@gmail.com

    Flavia Almeida

    ResponderExcluir