segunda-feira, 4 de julho de 2011

Último registro de verequete

O mestre do carimbó gravou cinco composições para o 


cd que acaba de sair e será lançado no dia 14


Há dois anos morreu Augusto Gomes Rodrigues, o mestre Verequete. O corpo franzino, já visivelmente abatido, sucumbiu aos 93 anos de idade. Verequete era um homem simples, que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas em sua longa vida, se transformava em um verdadeiro rei quando estava em seu local predileto: a roda de carimbó.
Verequete gostava tanto de mostrar o seu trabalho, que mesmo com a saúde já bastante debilitada não hesitou quando, em 2008, foi convidado para gravar um novo álbum ao lado do seu grupo Uirapuru. Em maio daquele ano, o músico foi até os estúdios da Ná Figueredo com o objetivo de começar os ensaios para o CD, mas a doença que o vitimou, não permitiu que ele retornasse ao estúdio para concluir o trabalho.
"A ideia do grupo Uirapuru era gravar um álbum com o Verequete cantando. Mas, depois do primeiro ensaio, onde ele gravou o guia de cinco músicas que iriam compor o CD, Verequete ficou doente e não conseguiu mais retornar ao estúdio. Então, o projeto do álbum ficou de lado", explica o empresário e dono do selo Ná Music, Ná Figueredo.

De lado, mas não esquecido. Depois de um grande processo de edição para que as guias gravadas por Verequete pudessem ser apreciados pelo público, o álbum deixado de lado em 2008 foi concluído.

"Uirapuru Chama Verequete", que tem o selo Ná Music, chegou há uma semana da fábrica e, além das cinco músicas cantadas pelo mestre, conta com mais dez faixas do grupo Uirapuru, que são de autoria de Cancan e Manezinho do Sax. O álbum já está à venda nas lojas Ná Figueredo e, brevemente, na livraria Saraiva.

"Eu nasci em Bragança", "O Carimbó do Açaí", "O Ralador", "Homenagem à Virgem" e "Nós somos o Uirapuru" são as músicas compostas e cantadas por Verequete. "As músicas ‘Nós somos o Uirapuru’ e ‘Homenagem à Virgem’ são inéditas e nunca foram cantadas pelo mestre em nenhum show", informa Augusto Rodrigues, o filho de Verequete.

O show de lançamento será no próximo dia 14, no Sesc Boulevard. O evento contará com a apresentação do grupo 
Uirapuru e exibição do documentário "Chama Verequete".

Fonte:Jornal Amazônia www.orm.com.br/amazonia 04/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário