domingo, 9 de junho de 2013

CONVERSA PAI D'ÉGUA: A reconstrução da memória na vila de Lapinha da Serra.


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promove o 10º evento do Ciclo de Palestras 2013 “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, no próximo dia 14 de junho, no auditório do Iphan à Avenida Governador José Malcher, nº 474. A temática abordada será “A reconstrução da memória na vila de Lapinha da Serra”.

O palestrante convidado será Alexandre Sequeira, formado em arquitetura pela Universidade Federal do Pará-UFPa em 1984, é professor do Instituto de Ciências da Arte da mesma universidade, Especialista em Semiótica e Artes Visuais e Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFGM. Artista plástico e fotógrafo, desenvolve trabalhos que utilizam a fotografia como vetor de interação e troca de impressões com indivíduos ou grupos.

Durante a palestra, Alexandre compartilhará conosco o relato de uma experiência artística desenvolvida de janeiro de 2009 a junho de 2010 na pequena vila de Lapinha da Serra – interior do estado de Minas Gerais. A partir do encontro entre o palestrante, um menino e seu avô – os dois últimos, moradores da localidade de Lapinha da Serra.

As relações que se estabelecem a partir do convívio e encontro entre os olhares e interpretações de mundo do fotógrafo Alexandre Sequeira, Rafael de 13 anos e Seu Juquinha, de 84, tecem laços que os aproxima enquanto permanentes construtores de sonhos, fantasias e desejos. A fotografia, que por muitas vezes anima esse convívio, é analisada como instrumento de construção de uma relação de pertencimento de Rafael, Seu Juquinha e dos demais moradores com sua vila, dada sua capacidade de resignificar valores locais fadados ao esquecimento.

Fonte: Carla Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário