sexta-feira, 21 de junho de 2013

CONVERSA PAI D'ÉGUA: A valoração como patrimônio cultural do ‘Raio que o parta’: expressão do Modernismo Popular, em Belém/PA.

Conversa Pai D'égua: Falando sobre Patrimônio.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promove o 12º evento do Ciclo de Palestras 2013 “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, no próximo dia 28 de junho, no auditório do Iphan à Avenida Governador José Malcher, nº 474. A temática abordada será “A valoração como patrimônio cultural do ‘Raio que o parta’: expressão do Modernismo Popular, em Belém/PA”.

A palestrante convidada será Msc. Andréia Loureiro Cardoso. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural – MP/IPHAN. Atua como consultora em patrimônio cultural e preservação de bens imóveis. Realiza acompanhamento da obra de restauração e conservação da Igreja do Carmo e Capela da Ordem Terceira para a Arquidiocese de Belém.

O “Raio que o parta” é uma denominação utilizada pelos belenenses para definir um tipo de decoração composta por azulejos policromados, aplicada na arquitetura popular e que foi bastante utilizada na capital paraense nas décadas de 50 e 60. A pesquisa desenvolvida pela Msc. Andréia Cardoso se propõe analisar o valor patrimonial dessa manifestação plástica, diante dos novos discursos sobre a diversidade cultural, abrangendo a noção de Referência Cultural. Além de abordar as suas especificidades a partir da compreensão de temas como a modernidade, Arquitetura Moderna e estética Kitsch.

Você pode realizar a inscrição para a palestra no link abaixo:

Fonte: Rede Casas do Patrimônio - Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário