sexta-feira, 21 de junho de 2013

CONVERSA PAI D'ÉGUA: A valoração como patrimônio cultural do ‘Raio que o parta’: expressão do Modernismo Popular, em Belém/PA.

Conversa Pai D'égua: Falando sobre Patrimônio.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promove o 12º evento do Ciclo de Palestras 2013 “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, no próximo dia 28 de junho, no auditório do Iphan à Avenida Governador José Malcher, nº 474. A temática abordada será “A valoração como patrimônio cultural do ‘Raio que o parta’: expressão do Modernismo Popular, em Belém/PA”.

A palestrante convidada será Msc. Andréia Loureiro Cardoso. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural – MP/IPHAN. Atua como consultora em patrimônio cultural e preservação de bens imóveis. Realiza acompanhamento da obra de restauração e conservação da Igreja do Carmo e Capela da Ordem Terceira para a Arquidiocese de Belém.

O “Raio que o parta” é uma denominação utilizada pelos belenenses para definir um tipo de decoração composta por azulejos policromados, aplicada na arquitetura popular e que foi bastante utilizada na capital paraense nas décadas de 50 e 60. A pesquisa desenvolvida pela Msc. Andréia Cardoso se propõe analisar o valor patrimonial dessa manifestação plástica, diante dos novos discursos sobre a diversidade cultural, abrangendo a noção de Referência Cultural. Além de abordar as suas especificidades a partir da compreensão de temas como a modernidade, Arquitetura Moderna e estética Kitsch.

Você pode realizar a inscrição para a palestra no link abaixo:

Fonte: Rede Casas do Patrimônio - Pará

quarta-feira, 19 de junho de 2013

DIVULGAÇÃO: IPHAN lança o blog "Rede Casas do Patrimônio - Pará"

Pagina principal do blog.

Já está online o blog "Rede Casa do Patrimônio - Pará", que foi construído através de reuniões e diálogos entre parceiros ligados a área de Patrimônio Cultural e o IPHAN.

O objetivo da Rede Casas do Patrimônio – Pará é constituir-se como espaço de interlocução e diálogo com a comunidade local, de articulação institucional e de promoção de ações educativas, visando fomentar e favorecer a construção do conhecimento e a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural.


Para acessar o blog:
E o Facebook:

quarta-feira, 12 de junho de 2013

OFICINA: Treinamento do Novo Salic Web na Região Norte


Estão abertas as inscrições para a Oficina de Treinamento do Novo Salic Web na Região Norte!

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) e a Representação Regional Norte (RRN), realizará no dia 25 de junho de 2013, das 9h às 18h, a Oficina de Treinamento da Nova Versão do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC).

 A atividade acontecerá no Cine Libero Luxardo - CENTUR para os proponentes do setor cultural (Pessoa Física ou Jurídica). As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas (100 pessoas), por isso se antecipe e garanta sua vaga! A inscrição pode ser feita pelo e-mail: regionalnorte@cultura.gov.br, e os interessados devem informar nome, número da identidade, telefone e a entidade vinculada.

O Treinamento propõe-se a apresentar as principais mudanças e orientar os proponentes que desejam concorrer aos editais do MinC e apresentar propostas culturais ao PRONAC.

Fonte: MINC - Regional Norte

terça-feira, 11 de junho de 2013

CURSO: UFPA abre inscrições para curso de patrimônio histórico na Itália.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu inscrições para curso de Conservação, recuperação e valorização do Patrimônio Histórico – Arquitetônico e Paisagístico, a ser realizado na Itália. O curso é uma parceria com o Fórum Landi e Universidade de Florença.

A iniciativa irá privilegiar as áreas de arquitetura, conservação dos bens culturais, engenharia civil e das construções, planejamento territorial, ambiental e urbanismo. O principal objetivo é a formação de novos profissionais na área do projeto para a conservação, recuperação e valorização do patrimônio histórico–arquitetônico e paisagístico, com particular atenção às políticas de valorização dos bens culturais, que estão surgindo nos últimos anos, no Brasil, e dos recentes interesses sobre os aspectos energéticos e a sustentabilidade tecnológica
.

As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário de candidatura à seleção para a admissão ao curso, que deverá conter: generalidades completas do candidato; indicação de residência; certificado relativo ao diploma possuído e possível pedido para frequentar o pré-curso de língua italiana.

O formulário deve estar endereçado ao reitor, preenchido no modelo especial – disponível no endereço web da Universidade de Florença e enviado até o dia 30 de julho. Para alunos de graduação, ainda no ato da inscrição, é necessário que o candidato já tenha integralizado 50% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso.

Vagas
O curso possui o limite de 30 vagas, sendo 15 delas destinadas ao público interno da UFPA e 15 para o público das demais instituições. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas disponíveis, será realizada uma seleção por uma Comissão especial e o resultado será informado posteriormente.

Duração
O curso vai durar duas semanas, com o início marcado para o dia 16 de setembro de 2013, e mais uma semana optativa de pré-curso de língua italiana, com início no dia 8 de setembro.

Parceria
Para a assessora da Prointer, professora Leila Assef, o curso irá proporcionar mais compartilhamento de conhecimento entre as universidades. “Essa é uma iniciativa muito bem-vinda, porque a Universidade de Florença já possui um conhecimento grande da área e, agora, estará compartilhando com os alunos e professores da UFPA. Então, é mais uma oportunidade de internacionalizar o conhecimento produzido aqui e, com certeza, aproveitar a experiência da Europa”, conclui a professora.

Fonte: G1 Pará.

domingo, 9 de junho de 2013

CONVERSA PAI D'ÉGUA: A reconstrução da memória na vila de Lapinha da Serra.


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promove o 10º evento do Ciclo de Palestras 2013 “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, no próximo dia 14 de junho, no auditório do Iphan à Avenida Governador José Malcher, nº 474. A temática abordada será “A reconstrução da memória na vila de Lapinha da Serra”.

O palestrante convidado será Alexandre Sequeira, formado em arquitetura pela Universidade Federal do Pará-UFPa em 1984, é professor do Instituto de Ciências da Arte da mesma universidade, Especialista em Semiótica e Artes Visuais e Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFGM. Artista plástico e fotógrafo, desenvolve trabalhos que utilizam a fotografia como vetor de interação e troca de impressões com indivíduos ou grupos.

Durante a palestra, Alexandre compartilhará conosco o relato de uma experiência artística desenvolvida de janeiro de 2009 a junho de 2010 na pequena vila de Lapinha da Serra – interior do estado de Minas Gerais. A partir do encontro entre o palestrante, um menino e seu avô – os dois últimos, moradores da localidade de Lapinha da Serra.

As relações que se estabelecem a partir do convívio e encontro entre os olhares e interpretações de mundo do fotógrafo Alexandre Sequeira, Rafael de 13 anos e Seu Juquinha, de 84, tecem laços que os aproxima enquanto permanentes construtores de sonhos, fantasias e desejos. A fotografia, que por muitas vezes anima esse convívio, é analisada como instrumento de construção de uma relação de pertencimento de Rafael, Seu Juquinha e dos demais moradores com sua vila, dada sua capacidade de resignificar valores locais fadados ao esquecimento.

Fonte: Carla Cruz

sábado, 8 de junho de 2013

CURSO: Montagem de Exposição.


O Centro Cultural Sesc Boulevard oferece o curso teórico e prático de montagem e desmontagem de exposições, utilizando materiais específicos, alternativos, básico de iluminação e manuseio de obras de artes. A prática será exercida na montagem do 5º Salão Universitário de Arte Contemporânea.

Período do curso será do dia 11 à 27 de Junho, das 10h00 às 12h00 no Centro Cultural Sesc Boulevard. Inscrições gratuitas no local. Apresentar documento de identidade.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

CONVERSA PAI D'ÉGUA: A importância da comunicação nas organizações.


Na Sexta, 07 de junho, às 15h, vai ter Conversa Pai D'égua! A temática abordada será “A importância da comunicação nas organizações”.

 No âmbito da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que versa sobre o direito fundamental de acesso à informação pelo cidadão, a comunicação das instituições públicas com a comunidade precisa ser cada vez mais eficiente e o auxilio de profissionais especializados nessa área é muito importante. Neste contexto, a palestra dessa semana nos auxiliará a refletir sobre os meios de comunicação como potenciais instrumentos difusores de informações acerca do patrimônio cultural e mobilizadores para a preservação dos bens culturais.

Jorge Sauma Jr. será o palestrante convidado desta semana, ele é jornalista, formado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), mestrando em Gestão pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Portugal/Lisboa) e pós-graduado em Comunicação Empresarial. Trabalhou no Jornal O Liberal; na assessoria de imprensa do Ministério Público do Estado do Pará (MPE); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Vale; Petrobras; entre outros. Desde 2006 é jornalista contratado da Gaby Comunicação, onde exerce a função de Gerente de Comunicação. Também, desde 2012, é editor do G1 e GLOBOESPORTE.COM, portais de notícias da Rede Globo – onde participou desde o processo de implantação. Foi coordenador da pós-graduação em Gestão da Comunicação Corporativa e da pós-graduação em Gestão Tecnológica da Informação, ambas da ESAMAZ.

Fonte: Carla Cruz - IPHAN