sábado, 28 de maio de 2016

DENÚNCIA: Palacete Pinho é invadido e lustres são furtados.

Palacete Pinho restaurado em 2011
Fonte: Octávio Cardoso / Diário do Pará

Três lustres do Palacete Pinho, localizado na Rua Doutor Assis, no bairro da Cidade Velha, em Belém, foi roubado na madrugada desta sexta-feira (27). O espaço é um dos mais importantes símbolos de riqueza da capital paraense, que passou por restauração em 2011.
Como o local não dispõe de vigilância 24 horas, isso facilitou a ação dos bandidos.
"No prédio não há vigilância durante todo o dia, a prefeitura não a mantém e há muito tempo está abandonado. Em 2011, após longo prazo parado, a restauração do palacete foi concluída, porém não foi dado uso ao espaço e permaneceu fechado. No projeto era para ser uma escola de música, mas isso não saiu do papel", detalha a presidente da Associação dos Amigos do Patrimônio de Belém, Nádia Brasil.
A presidente da associação relata ainda como está o patrimônio público de Belém.
"Infelizmente esse é apenas um retrato do abandono que se encontra o patrimônio de Belém. De como o poder público estadual e municipal tratam a nossa história. O Mercado de São Brás, o Palacete Bolonha, o Chalé Tavares Cardoso são alguns dos exemplos de patrimônios que estão abandonados pelo poder público. Então como cobrar que os moradores cuidem desses espaços se os órgãos públicos não cuidam?”, questiona Nádia. 
Nádia Brasil acredita que falta uma política pública que incentive essa preservação. "A Guarda Municipal deveria fazer o papel de proteger esse patrimônio público, mas não faz. Tudo isso são perdas irrecuperáveis da memória de Belém", finaliza.

Lustre danificado durante furto
Fonte: Whatsapp

NOTA
A Prefeitura de Belém informou, através de nota, que durante essa madrugada o cadeado do portão principal do Palacete Pinho foi quebrado por moradores de rua.
Ainda na manhã de hoje, a Guarda Municipal retirou uma pessoa que havia passado a noite no local e trocou o cadeado.
O furto de um lustre foi confirmado e registrado, e providências em relação ao crime já estão sendo tomadas.
Ainda segundo a prefeitura, a Guarda intensificou as rondas ostensivas na área e que possui um projeto de revitalização total do Palacete onde deve ser implantado um centro de artes, que está em fase de captação de recursos.
Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário