sábado, 28 de maio de 2016

FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO: Patrimônio Cultural em destaque na programação.


Um dos eventos culturais mais importantes da região Norte chega a sua 20ª edição, é a Feira Pan-Amazônica do Livro que este ano recebe, entre os dias 27 de maio e 05 de junho, rodas de conversa, oficinas e lançamento de livros, promovidos pela superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Pará.

O público terá acesso a uma programação intensa com temáticas sobre patrimônio, cultura brasileira e arquitetura. Entre os destaques está o lançamento do livro O Turista Aprendiz, obra de Mário de Andrade, que será debatida com a presença da professora e escritora Amarílis Tupiassu, homenageada da Feira; da superintendente do IPHAN/PA, Maria Dorotéa de Lima; do professor Paulo Nunes, da Universidade da Amazônia (Unama); e de Paulo Chaves, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pará  (Secult)

Outras duas coleções editadas pelo Iphan também terão eventos de lançamento: Coleção arquitetura, preservação do patrimônio edificado: a questão do uso e Coleção Lina Bo Bardi, que traz as principais obras da arquiteta ítalo-brasileira. Para abordar a trajetória profissional de Lina, será realizada mesa de conversa com Marcelo Ferraz, arquiteto e membro da Associação Escola da Cidade (SP) que atuou ao lado dela em diversos projetos.

Além dos eventos programados, o Iphan estará com o stand, durante todos os dias de evento, com a venda de livros. O Instituto, desde sua criação, em 1937, têm entre suas áreas de atuação o lançamento de títulos, que proporcionam a estudantes, pesquisadores, professores e ao público em geral um conjunto de obras de referência, essencial ao conhecimento do processo de formação do Patrimônio Cultural Brasileiro. As obras são relacionadas às atividades de registro e valorização do patrimônio material e imaterial, e a projetos de restauração e recuperação de centros históricos, entre muitos outros temas.

As publicações do Instituto oferecem ao leitor um panorama tão extenso e rico quanto à diversidade desse patrimônio: conteúdos inéditos, estudos recentes, novas propostas acadêmicas e educativas, projetos de restauração, o registro de nossa cultura imaterial – com os modos de fazer, saber e falar -, além da reedição de renomadas obras de referência.

SERVIÇO
Feira Pan-Amazônica do Livro
Data: 27 de maio a 05 de junho de 2016
Horário: 10h às 22h
Local: Hangar – Av. Dr. Freitas s/n – Marco
Belém – Pará

INFORMAÇÕES
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa – gabriela.feitosa@iphan.gov.br
Íris Lúcia Costa Santos – iris.santos@iphan.gov.br
(61) 2024-5463/ 2024-5461 / 2024-5459
(91) 98166-1501
Fonte: IPHAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário