quinta-feira, 12 de novembro de 2015

SPP 2015: Imagens do terceiro dia (11/11) da Semana do Patrimônio Paraense 2015.


Na última quarta-feira, dia 11/11/2015, ocorreu no Museu do Estado do Pará (MEP) o terceiro dia da SEMANA DO PATRIMÔNIO PARAENSE 2015, mais um dos projetos idealizados e corporificados pela ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES DO PATRIMÔNIO DA AMAZÔNIA, ASAPAM, em parceria com o INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL.


Iniciou-se a programação com a oficina Filosofia da Arte e Autonomia Estética ministrada por Arthur Cecim (PPGFIL/UFPA), mestre pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ em filosofia da arte, estética e idealismo alemão, assim como premiado nacionalmente pelo SESC em 2010, na categoria romance, por seu livro: Habeas Asas, Sertão do Céu!. Esta oficina, que faz parte do Projeto de Educação Patrimonial: “Diálogos com o Patrimônio: Valorizando Memórias e Construindo a Cidadania Cultural”, do DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARTÍSTICO E CULTURAL (DPHAC) parte da SECRETARIA EXECUTIVA DE CULTURA DO PARÁ (SECULT), integra-se a Semana do Patrimônio Paraense 2015.


Após um breve intervalo, foi iniciado o ciclo de debates com o tema: “A política de valorização do patrimônio imaterial brasileiro”. A mesa contou com a presença de TT Catalão, diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan; Isaac Loureiro, que após a recepção dos representantes de diversos grupos de carimbó, representou os mesmos na Campanha do Carimbó: mobilização à favor do reconhecimento do carimbó como patrimônio nacional; Alessandra Ribeiro e Neto de Azile, que representaram e testemunharam suas experiências com a política patrimonial nos casos da comunidade Jongo Dito Ribeiro em São Paulo, como também do Tambor de Criola no Maranhão; mediados pelo antropólogo Cyro Lins do Iphan/PA.


Contudo, a grande presença dos artistas do carimbó denunciava a maior efeméride do dia: a Entrega do Certificado do Registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro, festejada com uma animada Roda de Carimbó.


A presença da imprensa sentiu-se, diversas emissoras locais compareceram ao evento na busca da informação dos partícipes.



Desse modo, a ASAPAM celebra mais um evento de sucesso na parceria do IPHAN, DPHAC e demais. Outrossim: o amanhã, dia 12/11/2015 (quinta-feira), aguarda novas deliberações e comemorações acerca do patrimônio paraense na sede do IPHAN.

















Texto: George Lima - ASAPAM
Fotos: Bruno Silva - ASAPAM

Um comentário: