quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ENCONTRO REGIONAL: Salvaguarda da Capoeira no Pará.


ENCONTROS REGIONAIS PARA A SALVAGUARDA DA CAPOEIRA NO PARÁ
ETAPA BELÉM E REGIÃO METROPOLITANA
29 DE NOVEMBRO, NO CENTUR

A criação do Registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial e do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, em 2000, teve como escopo ampliar a proteção e valorização do patrimônio cultural, ao incluir no rol de bens a serem preservados aqueles de natureza imaterial. Em 2008, o ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira foram registrados como bens culturais nacionais. Além do reconhecimento nacional, em 2014 a Roda de Capoeira foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Na qualidade de bens culturais registrados nos Livros de Registro das Formas de Expressão e de Saberes respectivamente, a Roda da Capoeira e o Ofício de Mestre de Capoeira passam a ser objetos de um Plano de Salvaguarda, que deverá ser elaborado a partir da interlocução e da participação direta dos agentes responsáveis por sua realização.

O Plano de Salvaguarda é um instrumento de apoio e fomento de fatos culturais aos quais são atribuídos sentidos e valores que constituem referências de identidade para os grupos sociais envolvidos; e que são registrados como patrimônio cultural do Brasil, conforme o estabelecido no Decreto n.º 3.551, de 4 de agosto de 2000.

Os Encontros Regionais para a Salvaguarda da Capoeira no Pará tem por objetivo fomentar a participação dos grupos que produzem, transmitem e atualizam as manifestações culturais associadas à prática da Capoeira, na elaboração de diretrizes para as ações de salvaguarda. Com os encontros, pretende-se realizar uma ampla ausculta pública de modo a construir um Plano de Salvaguarda de maneira democrática e participativa.

As diretrizes para o Plano de Salvaguarda da Capoeira no Pará serão elaboradas a partir das discussões que serão realizadas a partir de três eixos temáticos: 1) Capoeira, Educação, Esporte e Lazer; 2) Capoeira: Apoio, Fomento e Sustentabilidade e 3) Capoeira: Identidade e Diversidade.

QUEM PODE PARTICIPAR?
Esta etapa dos Encontros Regionais é direcionada aos grupos da capital e dos municípios que compõem a Região Metropolitana (Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara). O Encontro é aberto ao público (com inscrições limitadas), no entanto, apenas os delegados terão direito a voto na assembleia final, e também somente os delegados poderão se candidatar a representante regional do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Pará.

QUEM PODE SER DELEGADO?
A indicação será feita por grupo. Os grupos de capoeira que estiverem interessados em participar dos Encontros deverão indicar seus representantes por meio de formulário fornecido pelo IPHAN-PA. O formulário poderá ser preenchido online ou enviado pelos correios. Cada grupo poderá indicar um delegado titular e um suplente.

Se você tem dificuldade de acesso à internet, não tem problema, podemos enviar o formulário pra você, é só entrar em contato com a Superintendência do IPHAN no Pará, através dos telefones: (91) 3224-1825 / 3224-0699.

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE DELEGADOS, ACESSE: http://goo.gl/forms/6Ovop1DF5N.

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE OUVINTES/OBSERVADORES, ACESSE: http://goo.gl/forms/xQnkwswGGT

DÚVIDAS/INFORMAÇÕES:
Ligue: (91) 3224-1825 / 3224-0699 ou escreva para: salvaguardacapoeirapara@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário