sábado, 14 de novembro de 2015

SPP 2015: Imagens do quarto dia (12/11) de Semana do Patrimônio Paraense 2015.


Durante a quinta-feira, dia 12/11/2015, sucedera-se, no auditório sede do IPHAN, mais um dia na programação bem-sucedida da SEMANA DO PATRIMÔNIO PARAENSE 2015. Este projeto criado pela ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES DO PATRIMÔNIO DA AMAZÔNIA, ASAPAM, conta com a parceria do INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL.


A programação do dia começou aberta às comunicações de diversos trabalhos científicos produzidos por contemporâneos interessados na questão patrimonial. Tais trabalhos prenderam a atenção dos ouvintes, ao mesmo tempo em que contribuíram com novas, instigantes e diversas visões sobre o patrimônio.



Dada a atenção do público, os intervalos dentre os ciclos de apresentações eram preenchidos de argumentações em debates esclarecedores, tanto para os ouvintes quanto para os que eram ouvidos. Desse modo, ratificaram-se ou retificaram-se visões e se construíram pontos de vista mais sólidos.



Depois de uma rápida pausa, a tarde foi aberta pela fundamental palestra: Tecnologia da Preservação e Restauro de Azulejos. Esta foi ministrada pela professora da FAU/UFPA e do PPGAU/UFPA, Thaís Sanjad, arquiteta com mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área de Conservação e Restauração, pela Universidade Federal da Bahia e com doutorado em Ciências, área de Geologia e Geoquímica, pela Universidade Federal do Pará, assim como atuante na pesquisa e em projetos diversos de restauro em edificações históricas em Belém.



No decorrer dos tópicos levantaram-se: os diferentes estágios de preservação, ou não, da azulejaria nas construções belenenses; as técnicas de restauro; o valor histórico dos azulejos; a importância limitada das reproduções; e assim por diante. Inúmeros questionamentos foram elucidados, quando da abertura às questões do público, o qual motivou-se na promoção do salvaguardar patrimonial.



Encerrada a palestra, nova mesa toma lugar em uma conversa franca e instrutiva com o tema: Aplicações dos Estudos de Impactos de Vizinhança no Centro Histórico de Belém. A mesa contou com as presenças de Dorotea Lima, diretora do IPHAN PA, ademais das Arquitetas e Urbanistas Rose Norat, professora da FAU/UFPA, e Davina Oliveira, representando a CODEM.



Dorotea Lima iniciou a mesa com o papel do IPHAN no fiscalizar do cumprimento e elaboração das leis estabelecidas para as zonas históricas. Em seguida, explanou-se sobre os aspectos técnicos que compõem os Estudos de Impactos de Vizinhança com Davina Oliveira. Finalizou-se com a especificação do centro histórico no uso dos Estudos de Impactos de Vizinhança dentro da atual Postura Municipal com a arquiteta Rose Norat.



Dessa forma, a ASAPAM elaborou em parceria com o IPHAN mais um dia da quinta edição da SEMANA DO PATRIMÔNIO PARAENSE, em 12/11/2015. Soma-se a isso a próxima sexta-feira, dia 13/11/2015, quando é esperada nova série de instigantes discussões, etc. na sede do IPHAN/PA.






















Texto: George Lima - ASAPAM
Fotos: Bruno Silva - ASAPAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário