sábado, 14 de abril de 2012

Capela projetada no século XVIII por Antônio Landi pode virar patrimônio da UFPA


A Capela Pombo, projetada pelo arquiteto Antônio Landi, foi construída em meados do século XVIII, no bairro Comércio, em Belém. Atualmente, a Capela se encontra em estado de deterioração. O limo toma conta da superfície e a fachada está descascada. Para que seja revitalizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Capela precisa estar em poder de algum órgão público, pois, hoje, trata-se de um patrimônio particular, que pertence ao advogado José Augusto Pombo. Com isso, a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Fórum Landi, criou um crowdfunding - plataforma virtual de financiamento colaborativo, para mobilizar a população e arrecadar financiamentos para a compra da Capela.
O coordenador do Fórum Landi, o pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA, professor Flávio Nassar, conta que a campanha não objetiva arrecadar o dinheiro total para a compra da Capela, mas, sim, estimular uma maior participação e mobilização da população. “Pretendemos criar, além da plataforma, mais alternativas para contribuições. As pessoas, e mais as grandes empresas, ao comprarem um pedaço da Capela, começam a se sentir responsáveis por ela. É importante estimular isso”, diz.
A Reitoria da UFPA e o Fórum Landi estão apoiando a compra da Capela. “Agora, é uma campanha da Universidade, que está empenhada em obter os recursos para comprar o prédio. Se o patrimônio estiver sob domínio da UFPA, o IPHAN disponibilizará os recursos necessários para o restauro”, conta o professor.

Planos – Segundo o pró-reitor, quando a Capela for recuperada, ela poderá ser utilizada de várias formas. “Manter o espaço com suas atividades religiosas, mas, ao mesmo tempo, ter novas funcionalidades, voltadas para a questão cultural. Mostrar a história da Capela para estudantes de Arquitetura, Arqueologia, Geologia, entre outros. Existe, também, uma vasta possibilidade de utilizar o espaço como um laboratório de aplicação”, afirma.

Doações – Para doar, os interessados devem acessar o site do "eupatrocinio", cadastrar-se e fazer a doação da quantia que desejar, por meio de cartão de crédito ou de boleto bancário. Para que as doações sejam feitas com segurança, quem utilizar o cartão de crédito receberá um telefonema após a operação, a qual só será finalizada depois da confirmação dos dados do doador.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário