sábado, 21 de abril de 2012

Igreja em Barcarena corre o risco de desabamento

Igreja em Barcarena corre risco de desabamento (Foto: Reprodução/turismobarcarena) 
(Foto: Reprodução/turismobarcarena)

Moradores de Vila do Conde, em Barcarena, alertam para o risco de desabamento da igreja de São João Batista, a segunda mais antiga do Pará. Segundo informações divulgadas ontem (18), no Portal Cultura, a igreja, datada de 1654, passou por uma inspeção do Corpo de Bombeiros em 2011. A vistoria teria detectado rachaduras no altar-mor e nas paredes, com várias infiltrações. O telhado também estaria seriamente comprometido, assim como as instalações elétricas.
Ainda de acordo com as informações do Portal Cultura, a recomendação é que a sacristia não seja utilizada e que a igreja passe por reforma urgente. No entanto, o responsável pela igreja, Antonio Palheta dos Santos, afirma que o local continua sendo utilizado mesmo em risco, e pede ajuda para que a reforma seja logo realizada e assim se evite um dano irreparável para o patrimônio histórico do Pará.
A igreja já estaria em processo de tombamento no Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico Artístico e Nacional), mas até o momento, ainda não foi iniciado nenhum tipo de reforma.

Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário