Agência Museu Goeldi – Diversas mudanças ocorridas no mundo desafiam os profissionais da  museologia: novas  abordagens teóricas, novas tecnologias, além de  técnicas e linguagens  concentradas nos museus. Estas são as  necessidades atuais dos museus, frente à  realidade amazônica. Pensando  nessas problemáticas, o Museu Paraense Emílio  Goeldi, por meio da  Coordenação de Museologia (CMU), organizou uma série de  oficinas com o  tema “Reconfigurando os  Museus: Problemas, desafios e recursos criativos”, a serem realizadas de 16  a 18 de maio, no Parque Zoobotânico do Goeldi.
Idealizada e coordenada por Carlota Brito, da Coordenação  de Museologia (CMU), a programação do Museu Goeldi para a 10ª  Semana Nacional de Museus, busca refletir sobre o papel dos museus na  atualidade. As atividades  são direcionadas para professores e estudantes, dos  campos da  museologia, educação, turismo, direito e artes.
Oficinas – A  programação conta com quatro oficinas, realizadas no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, situado no Parque  Zoobotânico do Museu Goeldi. A primeira oficina, intitulada “Planejamento e produção de sinalização  educativa”, é mediada por Carlota Brito e Ana Cláudia Silva (CMU/MPEG), no  dia 17 de maio, das 9h às 12h.
Ministrada por Antônio Pinheiro, do Núcleo de Inovação e  Transferência de Tecnologia (NIT Amazônia/MPEG) “Imagens, sons e outros dados: quem nos protege?”, acontece das 14h  às 17h. A oficina fala de direitos autorais e  concessões de uso quanto à  produção do conhecimento científico e uso de imagem em museus de ciência.
No dia 18, Suzana Primo e Rute Cortez (CCH/MPEG) ministram a  oficina “Conhecer, conservar e preservar:  tratamento de acervos etnográficos”. As pesquisadoras abordam a legislação  e a segurança de acervos  etnográficos, além da preparação técnica (descrição, climatização,   armazenamento, manipulação e sistema de limpeza).
Ana Cláudia Silva e Lúcia Santana (CMU/MPEG) apresentam, na  parte da tarde, “Propostas educativas  inovadoras nos museus atuais: desafios face à realidade local e global”.  Tal inovação é alcançada através de novas abordagens em museus e  educação  ambiental, aliados à interpretação do patrimônio e utilização  de roteiros  educativos.
Semana Nacional de  Museus – A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o  Dia  Internacional de Museus (18 de maio), data comemorativa criada pelo   Conselho Internacional de Museologia, há 35 anos. Palestras, oficinas e  outros  tipos de atividades são realizados por museus e instituições em  todo o Brasil  durante a semana. O tema deste ano, que ocorre de 14 a 20 de maio de 2012, será  “Museus em um mundo em transformação:  novos desafios, novas inspirações”. O evento é promovido pelo Instituto  Brasileiro de Museus (Ibraim) e Ministério da Cultura (MinC).
Serviço
As  inscrições para as oficinas já estão abertas e seguem até  o dia 14 de  maio. Para cada oficina são disponibilizadas 20 vagas. As  inscrições  podem se feitas presencialmente na Coordenação de Museologia (CMU), na   Av. Magalhães Barata, 376, por telefone e e-mail. Contatos: 3182-3250 /  3182-3253 ou  semanademuseus12@gmail.com.
Texto: Vandilson Rosas Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário