quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

#OlhosDoPatrimonio - O que fazer?


  
Conheço um prédio histórico que está sendo destruído
E AGORA? O QUE EU FAÇO?

1 – INDIGNE-SE!
Você tem todo o direito! Todos devem saber que patrimônio histórico, artístico e cultural é patrimônio NOSSO, tem valor para nossa cidade, cultura e costumes...  Precisamos cuidar da nossa história porque ela não pertence aos proprietários dos espaços ou ao Estado, mas sim a todos nós!

2 – REGISTRE e DIVULGUE!!!!
Se você viu um prédio mal conservado, sendo invadido ou até mesmo presenciou a depredação, pichação, destruição, sempre que possível tire fotos, filme, chame mais pessoas para presenciar. Nesse momento pode ser até perigoso agir sozinho, mas com mais pessoas, o movimento de preservação ganha força! Você pode contar com as redes sociais, facebook, twitter, orkut, blogs e usar a hashtag #OlhosDoPatrimonio para evidenciar suas queixas.

3 – DENUNCIE!
Procure os órgãos do Estado responsáveis pela preservação do patrimônio com a FUMBEL, a SECULT/DPHAC, o IPHAN e acione também a Polícia Militar e o Ministério Público. Poucos sabem que qualquer pessoa pode solicitar o tombamento de um prédio histórico, assim como iniciar uma denúncia de descaso. Às vezes achamos que é um processo burocrático demais e de fato muitas vezes é, mas precisa ser iniciado por quem está vivenciando o abandono, já que os órgãos nem sempre conseguem fazer a fiscalização.

·         Saiba mais através acompanhando os blogs:
ASAPAM (Casarão de Memórias): www.casaraodememorias.blogspot.com
·         Utilize a hashtag #OlhosDoPatrimônio no seu twitter e facebook, enviando fotos e notícias
·         Conheça os patrimônios tombados da nossa cidade e estado no site da SECULT - www.secult.pa.gov.br (Patrimônio Cultural)
·         Denúncias sobre Patrimônio Histórico: (91) 3230-3684 – FUMBEL


Texto: Renata Barros, historiadora - ASAPAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário