segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Carta Aberta em defesa da Belém Histórica,Arquitetônica e Artística

 Carta Aberta compartilhada pelo professor Artur Vitor Iannini, via Facebook.


Belo Horizonte, 13 de fevereiro de 2012

À POPULAÇÃO, ENTIDADES CULTURAIS, ÓRGÃOS OFICIAIS PRESERVACIONISTAS, REDES SOCIAIS, MPE, MPF, PGE, AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS DO PARÁ E IMPRENSA:
NOVA CARTA ABERTA EM DEFESA DA BELÉM HISTÓRICA, ARQUITETÔNICA E ARTÍSTICA -
PROFESSOR ARTUR VITOR IANNINI

Do Período Colonial (principalmente pelas obras de Landi), e do Ciclo da Borracha (1870 a 1914, aproximadamente), Belém do Pará tem um expressivo conjunto histórico e artístico, de grande variedade e valor documental, mas seriamente ameaçado pelo descaso do poder público, omissão política, empresariado omisso, desamor e desinformação de parte da população.
Como Historiador,pesquisador, documentarista, especialista em Patrimônio Cultural, senti uma grande tristeza e revolta ao saber, vendo pelas fotos publicadas na imprensa e redes sociais, da depredação e o roubo de valiosos azulejos em rarissimo Estilo "Art Nouveau" do antigo Palacete de Victor Maria da Silva, em 29-01-2012, na Rua Pernambuco, em Belém do Pará.
É mais um trágico episódio cultural da cidade, de corar de vergonha todo o Setor Cultural, o MPE, o MPF,PGE, o IPHAN, a SECULT, a Prefeitura Municipal, o Judiciário, e até a PM e mais outros "responsáveis" pelo zelo do riquíssimo Patrimônio Cultural de Belém!
Se continuarem a acabar com tudo de valioso, histórico, artístico e ambiental da cidade, o que os turistas, visitantes e estudiosos virão apreciar? - certamente, não serão o calor desesperador, o trânsito péssimo, ruínas de prédios, placas escondendo os casarões, horrorosa fiação elétrica e telefônica, violência, favelas, lixo nas ruas, o urububódromo e mal cheiro do Mercado do Ver-o Peso e adjacências...
O palacete Victor Maria da Silva foi comprado há poucos anos,por uma empresa(Esplanada), cujos novos donos sabiam do valor artístico e cultural do prédio,(devido ao Processo de Tombamento da SECULT), mas, infelizmente, eles são empresários sem vínculo e interesse com a nossa História, e foram insensíveis à arte e a beleza desse monumento.
Resolveram abandonar o casarão, com precária segurança, o que atraiu desocupados e vândalos, que invadiram o seu interior, e destruíram parte dos espetaculares painéis de azulejos com paisagens e elementos "Art Nouveau" (únicos no Brasil), e roubaram peças decorativas. É inacreditável como tudo aconteceu com tamanha rapidez e eficiência.
Depois de descobertas essas irregularidades por vizinhos, populares e intelectuais, a população ficou muito indignada com os danos ocorridos, ao ser informada pela imprensa e redes sociais (Facebook). Foi convocada e promovida por preservacionistas, um protesto e atividades culturais no dia 05-02-12 com notável presença de jovens.
Os atuais proprietários, ainda tiveram a "cara de pau" de mandar limpar e lavar o palacete (para apagar os vestígios desse crime), pois começaram as primeiras providências do poder público, através da SECULT, da Procuradoria Minerária e Ambiental(da PGE), para judicialmente salvar e mandar recuperar o que restou do casarão.
Pela Lei do Tombamento (proteção histórica oficial)do imóvel, os donos (Esplanada),tem a obrigação cívica e moral,de reconstruir rigorosamente,tudo o que foi destruído. É melhor usarem bom senso, um pouco de cidadania e apagar a vergonha do mau feito à memória da cidade. Essa empresa conseguirá recuperar seu prestígio e nome, trazendo de volta, todo o esplendor e bens dessa mansão, e dando-a de presente e usufruto ao povo de Belém merecedor de maior respeito e consideração. Ele gosta muito das coisas belas!
Tive a iniciativa e a felicidade de fotografar com a devida licença de seu antigo proprietário, em 06-01-2008, um conjunto de 44 fotos, do palacete Victor Maria da Silva. Esse casarão seria em qualquer outro lugar do mundo um Centro Cultural,de Estudos, Atividades Sociais ou Artes, ou melhor,um verdadeiro Museu da "Belle Époque". Registrei seus lindos ângulos externos e internos,com os móveis, tetos, lustres,um valioso piano, o curiosíssimo banheiro, e o melhor do seu acervo, que são os gigantescos painéis com paisagens e pessoas da época, de imensa beleza, tamanho e valor, agora bastante danificados.
DEVIDO AOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS,PERGUNTAR NÃO OFENDE:
1- POR QUE A POLÍCIA MILITAR NÃO PRENDE ESSES LADRÕES, DESOCUPADOS E VÂNDALOS ? (será que sua nobre missão é lustrar as botas, arrumar os lindos uniformes, prestar serviços burocráticos e bater continência?).

2- E A GUARDA MUNICIPAL, CONTINÚA GUARDANDO O QUE DO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO OU PÚBLICO?
3- POR QUE A JUSTIÇA CONTINÚA LENTA, CEGA, EM PASSOS DE CÁGADO E NÃO CONSEGUE A CONTENTO, FAZER OS MAUS ELEMENTOS SENTIREM O PESO DAS LEIS?. (É SÓ PRENDER E SOLTAR IMEDIATAMENTE PARA CONTINUAREM COM AS SUAS TRAPAÇAS?).

4- O QUE FAZEM O IPHAN (ÓRGÃO NACIONAL), SECULT (ESTADUAL), PREFEITURA MUNICIPAL E SEUS ÓRGÃOS PRESERVACIONISTAS (FUMBEL, MEIO
AMBIENTE, URBANISMO), E TAMBÉM, O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO E OUTRAS CORRELATAS, QUE SÓ CHEGAM DEPOIS QUE TUDO CAIU OU DESAPARECEU ?
Autorizo e peço encarecidamente a todos os que receberam e leram essa minha "carta-protesto", a enviar a todos os amigos, entidades, autoridades, a UFPA com seu Laboratório de Restauro, Escola de Arquitetura, Associações de Classe,(inclusive da 3a. Idade), Bloggs, Associação Comercial, Órgãos de Turismo, MPE, MPF,PGE Fotoativa, Cidade Velha, e a quem mais possa se interessar, a publicação desse meu desabafo e alerta.
Que os moradores, autoridades, empresas, entidades e órgãos culturais, redes sociais unam os seus maiores e melhores esforços para recuperar o que foi danificado, e reabrir restaurada essa fantástica casa para toda a comunidade. BELÉM MERECE E AGRADECE !!!-
Felizmente, existem ainda, bons cidadãos, homens cultos, poucas autoridades preocupadas, idealistas, educadores, pessoas cumpridoras de seus deveres, honestas,famílias que amam o Brasil, e lutam pela nossa memória nacional.
A minha contribuição particular de educação e divulgação cultural, idealismo, pode ser vista, analisada e estudada, através da internet, por um conjunto de 6 álbuns de fotos, com textos explicativos em Português e Inglês sobre Belém, tudo devidamente autorizado e planejado. São focalizados: a Catedral, o Museu de Arte Sacra, a Igreja de Santo Alexandre, Palacete Bibi Costa, a Praça Batista Campos, o Museu Histórico do Estado Pará(MHEP).
Conheçam todo o meu trabalho de preservação cultural, através de 1564 fotos, agrupadas nesses 6 álbuns de Belém, acima citados, e em mais outros 37 álbuns bilingues, mostrando a Arte, História, Ferrovias, Arquitetura, Artes Sacra e Cemiterial, Paisagens Naturais e Culturais do Brasil. É só acessar: www.flickr.com/photos/arturiannini

SOU APENAS UM MINEIRO DE NASCIMENTO, MAS PARAENSE DE CORAÇÃO, E AMO MUITO ESSA TERRA DESDE A MINHA INFÂNCIA, E SÓ PUDE CONHECER E DOCUMENTAR BELÉM, EM JANEIRO DE 2008!!!
ARTUR VITOR IANNINI
Email: arturiannini@yahoo.com.br
Endereço: Rua Passa Tempo, 101 - apto. 301
CEP 30310-760 - Bairro Carmo
Belo Horizonte - Minas Gerais
Fones; (31)3264-6078 e (31)8482-5133

Um comentário:

  1. Sou uma paraense revoltada com a forma com que tratam nosso acervo histórico, que em qualquer parte do mundo seria digno de orgulho e aqui (nossos casarões) são tratados apenas como "velharias' . Uma vergonha o que acontece com o belo acervo tão bem preservados pelos que nos antecederam e hoje abandonados à própria sorte, à mercê das intempéries, dos vândalos, de empresários ambiciosos e dos ladrões. Triste sorte tem esta cidade!

    ResponderExcluir