quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ATO PÚBLICO: Olhos do Patrimônio

Foto:Michel Pinho

      No início dos anos oitenta a praça ferro de engomar, na fronteira entre os bairros da Campina e Batista Campos, foi testemunha de reuniões históricas entre os grupos de teatro, jornalistas e fotógrafos. Lá ficava o famoso bar 3x4 e foi berço da fundação Fotoativa, associação ligada a fotografia e cidadania.

        Esquecida pelo poder público, a praça abriga edificações de valor histórico quase incalculável, como o Palacete Vitor Maria da Silva. A residência do final do século XIX leva o nome de um dos mais importantes engenheiros do período, responsável pelas reformas do Palácio de governo Lauro Sodré (hoje, Museu Histórico do Pará) e da reforma do Teatro da Paz, que inclusive leva suas iniciais na construção. De fino trato e gosto, importou da fábrica de azulejos A. Arnoux e Boulanger & Cie oitos painéis belíssimos. No último dia 28 de janeiro, parte dessa história se perdeu. A casa foi saqueada e parte do rico patrimônio foi danificado para sempre.

Fotos: Octávio Cardoso







     A sociedade civil organizada, arquitetos, historiadores, jornalistas, fotógrafos e demais profissionais se reuniram e decidiram realizar um Ato Público chamado  “Olhos do Patrimônio”. O primeiro objetivo da movimentação política e cultural é exigir do Estado e do Município de Belém uma agenda mínima em relação ao Patrimônio Histórico do Pará e da capital, que inclua a criminalização dos culpados. Outro objetivo é iniciar uma campanha ostensiva através das mídias sociais, imprensa escrita, televisa e radiofônica motivando a população a denunciar roubos, depredações ou descaso com os prédios, praças e monumentos da capital e do interior.

         O Ato Público terá início no sábado (04/02/2012) às 20h, com uma intervenção urbana de artistas paraenses. No domingo (05/02/2012) pela manhã, a programação começa as 9h30, e contará com apresentações de fotovaral, música e  poesia, além de palestras itinerantes sobre o entorno do Casarão Vitor Maria da Silva. 

      Todas as atividades são gratuitas e as inscrições serão feitas somente no local.O Ato Público é organizado pela Associação FotoAtiva, Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia (ASAPAM), Instituto Peabirú e artistas locais.  

Serviço: Ato público "Olhos do Patrimônio"
Datas: Sábado (04/02/2012) e Domingo (05/02/2012)
Horário: 20h (sábado) e 9h30 as 13h (domingo)
Local: Praça ferro de engomar (arcipreste com presidente pernambuco)

Colabore com a divulgação deste Ato nas redes sociais com a hashtag #OlhosDoPatrimônio, e compareça!

Texto: Michel Pinho e Anna Raquel Castro

Um comentário:

  1. O Predio do Colegio Antonio Lemos, localizado em Santa Isabel do Para esta caindo. Alem do Predio, o Colégio guarda a memoria da educação do Estado, visto que foi um internato para mocas e importante formador da sociedade paraense. Havia o internato para mocas ricas, internato para as mocas carentes - que pagavam os estudos com muito trabalho e o externato, para as moradoras da cidade. E um belo exemplar da arquitetura que deveria ser preservado, mas por se tratar de um Colégio e em Santa Isabel do Para, nao deve ser de interesse da Secretaria do Estado de Cultura preservar a historia da Educação.

    ResponderExcluir