sexta-feira, 11 de março de 2011

UFPA vai inaugurar laboratório

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFPA inaugura hoje o Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação (Lacore) de materiais, que será referência na região Norte para projetos de pesquisa em restauração do patrimônio arquitetônico e os bens culturais inerentes ao patrimônio histórico.
Roseane Norat, professora da faculdade e vice-coordenadora do Lacore, explica que será um laboratório de pesquisa e extensão, de apoio a disciplinas afins na graduação e pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo e de Geologia e Geoquímica. “Será voltado para a produção de conhecimento técnico-científico para a conservação, restauração e reabilitação de bens culturais, móveis e imóveis, em áreas e sítios históricos urbanos e rurais, contribuindo para a memória do patrimônio cultural da Amazônia”.
O laboratório estava em fase de implantação desde 2006 pois necessitava equipar-se, processo que foi concluído agora. Graças a financiamentos através de projetos foram adquiridos R$ 100 mil em equipamentos como estufa, forno, moinho, destilador, entre outros. Além da parte laboratorial, o Lacore conta com um banco de dados de materiais antigos e novos, que vem sendo constituído a partir da doações de membros da FAU e da sociedade desde 2005.
“Atuamos de forma interdisciplinar envolvendo as áreas da Arqueologia, das Engenharias, Física, Geologia, Mineralogia, Química e Biologia, e ainda em correlações específicas com História, Artes Visuais, Geografia, entre outras”, explica. Uma das principais atividades do Lacore é o desenvolvimento de pesquisas na área de azulejaria e argamassa, realizando pesquisas que subsidiam obras de restauração, tendo à frente Thaís Alessandra Sanjad, coordenadora do Laboratório.
Roseane diz que o objetivo do Lacore é ser um centro de referência na produção de conhecimento científico e tecnológico e na pesquisa para a conservação, restauração e reabilitação de bens materiais de acervos arquitetônicos e urbanísticos na Amazônia. “Queremos trabalhar com inovação e novas tecnologias sempre nos aperfeiçoando e utilizando nossos alunos do curso de Arquitetura, preparando-os para o mercado, sempre com um olhar amazônico”. A solenidade de inauguração será às 17h de hoje, no Atelier de Arquitetura e Urbanismo da UFPA.

ENTENDA
O Lacore será referência na região Norte e terá como objetivos:

• Estudar os materiais e técnicas tradicionais;

• Avaliar o processo de degradação químico, físico e biológico das edificações históricas e dos materiais;

• Desenvolver novas tecnologias de restauração apropriadas à realidade amazônica;

• Aplicar o conhecimento das diversas ciências na salvaguarda do patrimônio edificado, urbanístico e arqueológico;

• Estudar estratégias de reabilitação urbana.
 
Fonte: Diário do Pará    www.diarioonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário