terça-feira, 29 de março de 2011

Amazônia terá museu organizado por índios


Instituição sobre a história e os costumes da etnia ticuna trará exposições organizadas pelos próprios membros da tribo
por Graziella Beting
Coleção particular
Moradores de uma aldeia ticuna em fotografia do século XIX
Um museu sobre índios, feito por eles mesmos. Essa é a ideia da instituição que será criada na cidade de Benjamim Constant, a 1.000 km de Manaus. Dedicado às tradições da etnia ticuna, do Alto Solimões, no Amazonas, o museu vai expor coleções reunidas pelos próprios membros da comunidade e documentos sobre a história e os costumes da tribo, que conta com 30 mil pessoas.
O projeto, porém, não envolve só os índios. A organização institucional ficará a cargo do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Ibram repassou uma verba de R$ 93 mil para a UFRJ, que cuidará do treinamento de membros da etnia para organizar o museu e criar um site na internet.
O projeto do museu ticuna existe desde os anos 1990, mas teve dificuldades – principalmente financeiras - para sair do papel. A instituição será instalada na tríplice fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru. Há projetos para futuramente criar módulos do museu em outras aldeias de índios ticuna em Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá e Santo Antônio do Içá.
  
Fonte: Revista História Viva -  http://www2.uol.com.br/historiaviva/


Nenhum comentário:

Postar um comentário