sexta-feira, 30 de outubro de 2015

SPP 2015: Minicurso - Filosofia da Arte e Autonomia Estética.


O Programa de Educação Patrimonial “Diálogos com o Patrimônio: Valorizando Memórias e Construindo a Cidadania Cultural”, do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC) da Secretaria Executiva de Cultura do Pará (SECULT) encerra no mês de novembro sua programação em Belém integrando-se à SEMANA DO PATRIMÔNIO PARAENSE 2015: Belém 400 anos - Reflexões sobre o Patrimônio Cultural da Cidade.

O evento é uma parceria entre a Associação dos Agentes de Patrimônio na Amazônia, Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Secretaria de Estado de Cultura, e contará com dois dias de programação no Museu Histórico do Estado do Pará.

Através de um mini-curso, o DPHAC trará ao público reflexões com Arthur Cecim sobre Filosofia da Arte e Autonomia Estética. Entre as produções humanas, a arte se destaca enquanto função simbólica, que tem na autonomia sua força de expressão, seja ela individual ou coletiva. A Filosofia da Arte se propõe pensar essa expressão de autonomia enquanto uma potencialidade do espírito humano, dotado de forma e materialidade própria, da interioridade humana.

No contexto de uma cidade, por exemplo, a expressão da autonomia estética ocorre através da poesia em ato: é o caso do flaneur, que exerce sua liberdade estética enquanto conquista, a pé, as ruas da cidade. É a figura do flaneur que exerce as potências do espírito humano através da sua própria espontaneidade, fazendo com que seu modo de pensar poético se torne ato, ou seja, se torne materialização da sua liberdade estética.

PROGRAMAÇÃO
Diálogos com o Patrimônio: Valorizando Memórias e Construindo a Cidadania Cultural.
Mini-curso: Filosofia da Arte e Autonomia Estética
Dia: 11 de novembro de 2015
Horário: 9 às 12h
Local: Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), praça D. Pedro II, s/n, Cidade Velha.
Ministrante: Arthur Cecim é mestre em Filosofia, escritor premiado nacionalmente pelo SESC em 2010 com o romance Habeas Asas, Sertão de Céu! publicado pela editora Record, professor e tradutor da língua inglesa.

Inscrições gratuitas pelo e-mail:
Contendo nome, instituição, profissão (se estudante, indicar curso), e contatos.
Vagas limitadas a 60 pessoas.
Certificados com carga horária de 16 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário