No último dia 27/08 (quinta-feira)
aconteceu a quarta edição do PROJETO CONHECER O PATRIMÔNIO, que
nessa edição se realizou no Museu da Universidade Federal do Pará - MUFPA, o
qual se trata de um museu situado em antiga casa pertencente ao ex-governador
Augusto Montenegro, o Palacete Montenegro. O espaço é dedicado a exibição de
arte contemporânea nacional, mas com especial dedicação à valorização dos
artistas regionais, de modo que se respeite a realidade do edifício.
O evento congregou diversos interesses e
pessoas entorno da necessidade de conhecer melhor o espaço de memórias que
representa o museu. Os partícipes da mesa de abertura eram o presidente da Associação
dos Agentes de Patrimônio da Amazônia – ASAPAM, Bernardo Costa Jr. que apresentou o
longo trabalho da ASAPAM aos presentes, agradeceu a participação
e realçou a importância de uma edição que contemplasse a relação dentre os
museus e o patrimônio. Em seguida, Jussara Derenji, Diretora do Museu da UFPA e
curadora da atual Exposição Tempo Gravado,
após agradecer aos presentes e saudar a inciativa inicia uma visita guiada pelo
edifício do museu.
O prédio, com estrutura em madeira, foi
projetado pelo engenheiro Filinto Santoro, cônsul da Itália e influente na
sociedade lemista. A
construção é eclética nos estilos utilizados, a saber: art
nouveau, neorrenascentista, etc.; assim como materiais e técnicas: ladrilhos
hidráulicos, mosaico genovês, placas de ferro prensado pintadas, pintura de
repetição com molde, etc. o que ressalta a importância arquitetônica da
imponente residência. Ademais, os antigos e ilustres habitantes, com enfoque ao
ex-governador Augusto Montenegro; o uso como prédio da reitoria da
universidade; a diversidade de artistas locais de grande fama que exibiram seus
trabalhos; etc. são memórias que garantem a importância do espaço na
constituição do patrimônio estadual.
No decorrer da visitação, o artista que
compôs as obras exibidas na Exposição Tempo Gravado,
José Fernandes, explanou acerca de seus trabalhos expostos. Estes, de força e
qualidades internacionais, exprimem a dor, o sofrimento, tensão, conflitos,
injustiças sociais, dramas e altivez dos personagens retratados, em uma
linguagem peculiar e carregada de expressionismo por meio de técnicas diversas.
Uma vez que se encerrada a visitação,
inicia-se a palestra de Rosângela Brito, representando a FAV/UFPA, que
dentro de uma visão que contempla o patrimônio como conceito polissêmico aborda
a musealização e a
relação daqueles que trabalham no seu entorno para com o MUFPA,
em
tese de doutorado. Destaca a conceptualização que destaca os museus como lugar
de memória, sem se ignorar a memória do lugar. Destacou, também, novas
correntes da museologia, dentre as quais a museologia inclusiva, a qual tem
sido mister em seus estudos. Finalizou apresentando os diversos usos do
edifício do museu por meio de uma periodização.
A ASAPAM
agradece a presença de todos aqueles que participaram da quarta edição do PROJETO
CONHECER O PATRIMÔNIO ao
compreender a importância que há em promover o acesso aos diversos espaços de
cultura do Pará, o que lhes torna vivos e lhes amplia a rede de pessoas que
contemplam estes espaços como pertencentes ao seu patrimônio.
Texto: George Bruno (ASAPAM)
Imagens: Bruno Silva (ASAPAM)
Imagens: Bruno Silva (ASAPAM)
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