sexta-feira, 14 de agosto de 2015

DIÁLOGOS COM O PATRIMÔNIO: Cultura e Educação - Encontro com o Patrimônio de Baião.


O Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC) da Secretaria Executiva de Cultura do Pará (SECULT), através de seu Programa de Educação Patrimonial denominado “Diálogos com o Patrimônio: Valorizando Memórias e Construindo a Cidadania Cultural”, inaugura, no próximo dia 21 de agosto, evento itinerante de conversas abertas com a sociedade, como recurso de aproximação e desenvolvimento de estratégias, abordagens e reflexões pela preservação do patrimônio cultural.

Cada encontro, aberto ao público em geral, contará com diferentes convidados dialogando com um técnico do DPHAC, seguido de abertura ao debate com os presentes.

O encontro deste mês será no município de Baião, local que, através de uma demanda de moradores locais, propiciou que a Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia (ASAPAM) entrasse com pedido de tombamento no DPHAC do complexo centenário composto por uma caixa d’água de ferro, a antiga sede da prefeitura e a escadaria “Pau da Gaivota”. Desde então tem ocorrido uma mobilização social no município em prol do tombamento com a campanha Patrimonializa Baião”.

Baião receberá uma programação de um dia inteiro dedicado ao patrimônio cultural. Pela manhã, no horário de 8:30 às 12 horas, acontecerá uma mesa-redonda com o tema "Cultura e Educação: encontros com o patrimônio de Baião", com professores convidados do município, aberto ao debate com o público. Durante a tarde, de 16 às 18 horas, haverá uma visita técnica aberta à população local nos bens em processo de tombamento pelo estado.

Na ocasião, serão debatidas iniciativas de professores locais de inclusão da cultura no ensino, as experiências e metodologias que o DPHAC vem se utilizando em seu Programa de Educação Patrimonial, bem como o pedido de tombamento em análise do complexo centenário do município. Serão emitidos certificados aos participantes com carga horária de 8 horas e haverá sorteio de livros da linha editorial da SECULT.

DIÁLOGOS COM O PATRIMÔNIO: VALORIZANDO MEMÓRIAS E CONSTRUINDO A CIDADANIA CULTURAL.
Uma realização do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC) da Secretaria Executiva de Cultura do Pará (SECULT) com apoio da Escola Instituto Imaculada Conceição.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 21/08/15
Mesa redonda: "Cultura e Educação: encontros com o patrimônio de Baião". 
Horário de 8:30 às 12h: mesa redonda e debate com o público.
Local: Auditório da Escola Instituto Imaculada Conceição.
De 16 às 18h: visita técnica na caixa d’água de ferro, a antiga sede da prefeitura e a escadaria “Pau da Gaivota”.

EXPOSITORES:
  • Jonas Favacho, geógrafo (USP), com experiência no ensino de geografia e história na capital paulista, em Belém e em diversas cidades do interior do Pará, estudioso e pesquisador da história da cidade de Baião e seu espaço geográfico. 
  • Milder de Jesus Nogueira Ramos, historiador (UFPA), pós-graduado em história pela PUC-MG, professor da rede municipal de ensino e do sistema modular de ensino do estado.
  • Reginaldo Pinto dos Reis, pedagogo (UFPA), professor de ensino fundamental em Baião, coordenador do Projeto Pedagógico “Recursos Tecnológicos Aplicados a Educação” no Instituto Imaculada Conceição, militante em Organizações Trabalhistas e Populares, coordenador geral do SINTEPP Subsede-Baião.
  • Mediado pela técnica da SECULT Sabrina Campos Costa, turismóloga (UFPA), gestora empresarial (UNAMA), MBA em planejamento e marketing turístico, especialista em arqueologia, docente de pós-graduação nas áreas do turismo (NAEA/UFPA) e patrimônio (FIBRA), e coordenadora do programa de educação patrimonial do DPHAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário