quinta-feira, 9 de julho de 2015

SEMANA DO PATRIMÔNIO PARAENSE: Evento anual realizado pela ASAPAM é finalista da 28ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Nos dias 28 e 29 de julho, a Comissão Nacional do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade irá se reunir, em Brasília, na Sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para escolher os oito vencedores. No total, foram habilitados 234 projetos, encaminhados às comissões estaduais, realizadas nas superintendências do Iphan nos estados. Desta segunda triagem, saíram as 57 ações que irão para a avaliação final. 

No Pará foram avaliadas 10 propostas, sendo quatro projetos selecionados para concorrer na etapa nacional. Na categoria I: Cinemateca Paraense e Restauração e Conservação Igreja do Carmo; Na Categoria II: Semana do Patrimônio Paraense e Ginga e Resistência da Baixada.

A reunião da Comissão Nacional ocorre em dois dias para que haja uma análise rígida e aprofundada sobre cada proponente. Cada uma das ações é julgada por dois jurados diferentes para que, assim, estimule-se o debate e a contraposição de visões. Após as deliberações, segue-se para a votação das ações, da qual sairão quatro vencedores em cada uma das categorias, totalizando oito premiados.

O júri é composto de representantes de universidades, institutos ligados à cultura, de setores do poder público e da sociedade. O intuito é fazer com que o Prêmio esteja em consonância com os rumos das políticas culturais que, cada vez mais, adotam formatos de participação democrática. Com isso, há um envolvimento dos diversos atores sociais, permitindo um processo avaliativo de múltiplas perspectivas, importante para compreender as manifestações culturais brasileiras que carregam essa diversidade. 

Ao final do processo, serão oito projetos vencedores em todo o país, representando ações de relevância pública para a proteção patrimonial, com pelo menos uma das fases tendo sido realizada no ano de 2014. Os vencedores receberão o prêmio de R$ 30 mil cada.

SEMANA DO PATRIMÔNIO PARAENSE

Desde sua fundação, em 20 de Novembro de 2010, a Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia – ASAPAM, membro da Rede Casas do Patrimônio Pará, buscava elaborar uma ação que culminasse em apresentar atividades referentes à promoção do patrimônio cultural paraense, realizada por diversas instituições públicas e privadas, além de grupos ou indivíduos da sociedade civil. A partir desta ideia surgiu a SEMANA DO PATRIMÔNIO PARAENSE, que foi idealizada para comemorar o dia do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Pará, o qual ocorre no dia 5 de novembro, sancionado pelo governo estadual por intermédio da Lei nº 7.515, de 28 de abril de 2011.

A primeira SEMANA DO PATRIMÔNIO PARAENSE ocorreu em novembro de 2011 e já está na sua quarta edição. A cada ano um tema macro é abordado durante o evento e são convidados a participar vários especialistas que tenham envolvimento com a área de Patrimônio Cultural, além da abertura de inscrições de comunicações correlatas ao tema. O evento ocorre sem nenhum financiamento e é realizado em parceria com algumas instituições que fornecem materiais para distribuição e/ou espaços para a realização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário