domingo, 28 de dezembro de 2014

DENÚNCIA: O completo descaso com a Capela da Santa Casa de Misericórdia.


Interior da Capela da Santa Casa de Misericórdia
Imagem: José Vasconcelos Paiva

Um grande número de denúncias chegam a cada dia a ASAPAM e ao blog Casarão de Memórias da Amazônia, todas relacionadas ao descaso com os nossos bens patrimoniais, que em sua grande maioria são mais que centenários. Nesse mês de Dezembro uma denúncia chamou atenção na nossa página de Facebook. A imagem acima mostra a situação em que se encontra a Capela da Santa Casa Misericórdia do Pará. A foto é de autoria de José Vasconcelos Paiva e esta sendo compartilhada por várias pessoas nas mídias sociais, sendo que todas lamentando o estado de conservação do interior da edificação e cobrando um posicionamento do Poder Publico por tal situação.

Poucas informações são dadas, mesmo porque esse espaço vive trancado justamente para não haver flagras como este. A ASAPAM e o blog Casarão de Memórias da Amazônia estão a procura de informações sobre o espaço e está aberto para dar direito de resposta para os responsáveis pelo lugar. Veja abaixo outras imagens da área externa da Capela:

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

FIPAM XXVI: Relação de aprovados no Curso de Especialização em Planejamento e Gestão Pública do Patrimônio Cultural


A ASAPAM parabeniza a todos os aprovados no Curso de Especialização FIPAM XXVI: Planejamento e Gestão Pública do Patrimônio Cultural. Um parabéns especial aos membros da associação Bernardo Costa Jr. e Verena Merícias. Essa especialização será realizada pela Universidade Federal do Pará - UFPA e Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA com  apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Segue abaixo a lista de aprovados:

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CINE OLYMPIA: Exibição do filme "Olhos d´Água - Da Lanterna Mágica ao Cinematographo"



Em um período de mais de 10 anos de pesquisa, com inúmeras viagens e visitas a museus, filmotecas, bibliotecas e acervos públicos e privados, e um incansável trabalho de filmagens e entrevistas, enfim a Mekaron Filmes está prestes a lançar o filme que conta a história do pré-cinema no Brasil, em especial na Amazônia, e tendo a cidade de Belém como protagonista dessa história. 
O filme "OLHOS D'ÁGUA - DA LANTERNA MÁGICA DO CINEMATOGRAPHO" busca as origens do pré-cinema brasileiro através dos ambulantes que "fizeram as Américas", e aqui chegaram por um dos portos mais importantes do mundo à época, fazendo história na efervescente e agitada capital paraense. O filme faz um panorama sobre a Belém do século XIX e início do século XX, e seu papel de vanguarda no cenário cultural mundial.
Dirigido por Eduardo Souza e com participação de Pedro Veriano, Ary Bezerra Leire, Laurent Mannoni, Máximo Barro, Aldrin Figueiredo e Henri Bousquet, o filme foi patrocinado Ministério da Cultura e Banpará.
SERVIÇO:
Local: Cine Olympia.
Dias: 19 e 20 de dezembro de 2014.
Hora: 17:00.
Realização: Mekaron Filmes

ROTEIRO GEO-TURÍSTICO: No bairro da Cidade Velha em Belém do Pará.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CENTRO CULTURAL DO CARMO: Novo espaço cultural de Belém valoriza estética regional.

Centro Cultural do Carmo
Imagem: Luiza Bastos

O recém inaugurado Centro Cultural do Carmo recebe a sua segunda exposição a partir desta quinta feira (27), localizado na parte histórica da cidade, o local vai abrir as portas para vários artistas contemporâneos regionais, o grupo [ENTRE]. As exposições irão contar com música, artes visuais, video art, cinema, poesia e mapping de diversos artistas.

A proposta do movimento surgiu da mesma forma que o local, de iniciativa própria. Diversos artistas foram se juntando, cada um contribuindo da forma que era possível, emprestando sua arte e seu talento para construir o movimento e se apropriar do espaço disponível.

O renomado artista plástico P.P. Condurú é quem dirige o grupo, ele foi responsável também pela primeira exposição do Centro Cultural do Carmo, a “Condurú”. “Tinha uma brecha na programação e pensei em aproveitar para mostrar a outra parte do mesmo projeto que eu estou realizando, como tinha acabado de expor veio a ideia de convidar varias pessoas fazer um acontecimento lá”, explica o artista.

Os VJ’S Kauê Lima, Bode e Diogo Vianna serão os responsáveis pelo vídeo mapping do evento, técnica que consiste em um tipo de ilustração que se transforma a cada momento de acordo com os traços do edifício. Outro artista que participará do movimento é o diretor, autor e ator de teatro, Adriano Barroso que irá lançar seu mais novo filme intitulado “Ópera Cabocla”. 
 

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ROTEIRO GEO-TURÍSTICO: Percorrendo e revelando paisagens no centro histórico de Belém pelo interior do bairro da Campina.


CASA DA MEMÓRIA DE MOSQUEIRO: Proposta busca parcerias para a criação de Centro Cultural.

Chalé de Moqueiro









A criação do Centro Cultural - Casa da Memória trata-se de proposta da Associação Pró-Turismo que vem ao encontro da Política de Proteção do Patrimônio Arquitetônico da orla de Mosqueiro. Trata-se da transformação de um dos casarões existentes na Orla em um espaço de divulgação cultural, pesquisa e visitação turística. Nele seriam instalados os seguintes espaços:
  • Casa de época – espaço onde os visitantes terão oportunidade de ver reconstituídos os elementos existentes nas casas de veraneio do inicio do século XX;
  • Sala com Exposição Permanente: espaço onde estará descrita História de Mosqueiro através de elementos verticais, horizontais e cenográficos;
  • Sala para Exposições Temporárias: espaço disponível para que artistas da região possam divulgar e comercializar seus trabalhos segundo agendamento prévio;
  • Salas para Oficinas: salas adaptadas para a realização de oficinas de artes plásticas, teatro, dança, música e artesanato;
  • Biblioteca: espaço reunindo acervo especializado na Amazônia, Pará, Belém e Mosqueiro disponível para estudantes, professores e pesquisadores;
  • Feira de artesanato e comidas típicas: espaço onde os visitantes poderão apreciar a culinária típica da região e os artesãos locais poderão expor e comercializar seus produtos. 
Interior de Chalé de Mosqueiro
O Centro Cultural – Casa da Memória resgatará as relações sociais que decorreram no passado e construíram o que somos hoje; difundirá a história do Mosqueiro, elucidando situações vividas no presente; divulgará a produção artística da região com as exposições temporárias; reunirá em um único local acervo bibliográfico da região facilitando trabalhos de pesquisa; contribuirá com a qualidade da informação turística; oferecerá condições para a melhoria da produção cultural local com os espaços para oficinas; e, finalmente gerará emprego e renda com a feira de comidas típicas, artesanato, bem como a comercialização de obras de arte.

Apesar de todo fascínio que provoca nas pessoas esse patrimônio vem sofrendo diversas perdas por múltiplas razões. A transformação de um desses Casarões em centro de visitação tende agregar grande valor aos roteiros turísticos de Mosqueiro, ao mesmo tempo em que irá valorizar os demais exemplares, contribuindo de forma indireta com a preservação dos mesmos que representam 10% dos imóveis localizados na orla praiana. 

Esse texto foi retirado do ótimo blog Mosqueiro Sustentável, espaço criado por Eduardo Brandão, professor da UFPA e morador da Ilha de Mosqueiro. O blog apresenta uma série de matérias relacionados a história da ilha e discussões sobre a situação atual do local.