quinta-feira, 10 de setembro de 2015

CARIMBÓ DO MEU BRASIL: Ato Comemorativo pelo 1º ano do Registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro.


No dia 11 de setembro de 2014 o Carimbó foi reconhecido pelo Iphan como patrimônio cultural imaterial do Brasil, concluindo um processo de registro que se estendia há anos, desde que mestres e grupos do carimbó paraense decidiram se organizar através da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro para buscar esse objetivo. Foram nove anos de luta da comunidade carimbozeira, que na ocasião comemorou com uma grande festa em Belém essa conquista histórica, fato que ganhou repercussão nacional pela força desse movimento cultural.

Agora, às vésperas do registro completar seu primeiro aniversário, a Campanha do Carimbó se prepara para realizar novamente em Belém o evento “CARIMBÓ DO MEU BRASIL - Ato Comemorativo pelo 1º ano do Registro do Carimbó Como Patrimônio Cultural Brasileiro”, que acontecerá no dia 11 de setembro de 2015, com o objetivo de comemorar e dar visibilidade a essa importante vitória da cultura popular paraense, buscando valorizar os grupos e mestres tradicionais que foram os protagonistas dessa histórica conquista, bem como proporcionar o acesso da população a este precioso patrimônio cultural paraense e brasileiro. A proposta foi discutida e aprovada no I Congresso Estadual do Carimbó, realizado pela Campanha em junho deste ano, e pretende tornar essa data uma referência para toda a sociedade, que está sendo convidada a festejar junto com os carimbozeiros e carimbozeiras.

O evento pretende reunir na capital dezenas de grupos, mestras e mestres de carimbó de diversos municípios e regiões do Estado, evidenciando a força e a diversidade dessa expressão cultural que se faz presente em todo o Pará. Já estão confirmadas caravanas vindas das regiões do Salgado, Bragantina, Marajó, Capim e Metropolitana, que chegarão em Belém por terra e por água, trazendo o colorido de seus tambores e indumentárias, as identidades diversas de cada localidade, o sotaque particular de cada comunidade carimbozeira. Tudo isso sob a bandeira agregadora e coletiva do movimento da Campanha do Carimbó, organização responsável por toda essa articulação e luta desde 2005.

Mas o Ato Comemorativo não será somente festa, será também um momento para o movimento carimbozeiro apresentar publicamente suas pautas e demandas, principalmente em relação ao processo de registro e seus desdobramentos, como as ações de salvaguarda necessárias para a continuidade e o fortalecimento do bem cultural registrado. Uma das demandas é a cobrança pela Cerimônia Oficial de Titulação do Carimbó como patrimônio nacional, a ser realizada pelo IPHAN, onde deverá ser feita a entrega solene de um certificado para grupos, mestres e mestras tradicionais. A Campanha do Carimbó discute uma proposta com o Iphan para essa solenidade acontecer ainda este ano, talvez integrada a um dos eventos promovidos pelo movimento, como suas festas e festivais de carimbó.

A programação do “CARIMBÓ DO MEU BRASIL” em Belém acontecerá em dois locais e momentos diferentes, ampliando assim a participação do público. A primeira parte do evento será uma “Alvorada” e acontecerá na Feira do Ver-O-Peso, por trás do Solar da Beira, entre 06 e 10 horas da manhã, com a participação de grupos da região metropolitana de Belém. A Alvorada, na tradição do carimbó, marca o início da festa, sendo realizada sempre ao nascer do sol, para receber bem o dia. A escolha do Ver-O-Peso se justifica por ser um local onde o movimento acontece desde a madrugada, e cuja identidade está vinculada ao carimbó de muitas maneiras.

A segunda parte da programação acontecerá no Centur, na Praça do Povo e na Praça do Artista, onde serão montados palcos para apresentação dos grupos vindos do interior do Estado, iniciando a partir das 10 horas da manhã e seguindo durante o dia todo. A estrutura prevista para o local inclui a instalação de espaços para comercialização de artesanatos, instrumentos tradicionais, CDs dos grupos e também alimentos produzidos nas comunidades carimbozeiras, como queijo marajoara, farinha, beijús, entre outras iguarias. Todas as atividades são gratuitas e com livre acesso para o público em geral.

A coordenação da Campanha também pretende aproveitar a ocasião para render homenagens aos mestres e mestras presentes no evento e para aqueles que já se foram, como o lendário poeta e compositor Chico Braga, da mítica Vila de Algodoal, falecido neste dia 7 de setembro. Lembrar esses nomes e a importância de suas trajetórias e contribuições é fundamental para garantir o reconhecimento de suas obras e das dezenas de mestres e mestras que continuam invisíveis e sem amparo nenhum em todo o Pará.

O evento “CARIMBÓ DO MEU BRASIL” é uma realização da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, tendo o apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP), Fundação Cultural de Belém (FUMBEL), além das Prefeituras dos municípios participantes. A Campanha também conta com as parcerias como o Instituto Iacitatá Amazônia Viva e a Agência Divulga de Comunicação.

SERVIÇO:
“CARIMBÓ DO MEU BRASIL - Ato Comemorativo pelo 1º ano do Registro do Carimbó Como Patrimônio Cultural Brasileiro”
Dia: 11 de setembro de 2015
Local: Feira do Ver-O-Peso 
Horário: 06h00 às 10h00
Local: Centur – Pça do Povo e Pça do Artista 
Horário: A partir das 10h00

INFORMAÇÕES:
Coordenação: (91) 98191-6690 e 99993-2613
Assessoria de Imprensa: (91) 8165-4577
carimbopatrimonioculturalbr@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário