segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CONVERSA PAI D'ÉGUA: Patrimônio Arqueológico, Comunidade Quilombola e Museu Comunitário da Serra do Evaristo, em Baturité/CE.

Patrimônio Arqueológico, Comunidade Quilombola e Museu Comunitário da Serra do Evaristo são temas de palestra no Iphan/PA
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promove o 13º evento do Ciclo de Palestras 2013 “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, no próximo dia 11 de outubro, no auditório do Iphan à Avenida Governador José Malcher, nº 474. A temática abordada será “Patrimônio Arqueológico, Comunidade Quilombola e Museu Comunitário da Serra do Evaristo, em Baturité/CE”.

A palestrante convidada será Msc. Verônica Pontes Viana. Historiadora formada pela Universidade Estadual do Ceará (1997) e mestrado em História, com área de concentração em Pré-história do Brasil, pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Tem experiência na área de Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia costeira, arqueologia histórica e patrimônio cultural. É arqueóloga da Superintendência do IPHAN no Ceará.

Em setembro de 2013, foi inaugurado o Museu Comunitário da Serra do Evaristo, localizado em Baturité, a 90 km de Fortaleza, no Ceará. Os visitantes do Museu podem conhecer urnas funerárias, machadinhos polidos, fusos, entre outros inúmeros vestígios arqueológicos com mais de 700 anos que compõem o acervo, resgatado durante a escavação ali realizada pelo IPHAN-CE, iniciada em março de 2012 atendendo às reivindicações da Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, certificada pela Fundação Palmares. O maior diferencial do museu é a preservação do acervo arqueológico in loco, diferente do que ocorre com inúmeros vestígios funerários expostos e depositados em museus distantes do local onde foram encontrados e sem qualquer informação sobre suas procedências.

Ciclo de Palestras 2013 “Conversa Pai D’égua”
O objetivo é divulgar e refletir sobre diversos aspectos das questões mais atuais sobre o tema “Patrimônio Cultural”, trazendo especialistas para abordar esses assuntos. Já foram realizadas doze palestras abordando os temas “Paisagem Cultural e Patrimônio”, “Legislação e Patrimônio Cultural”, “Educação Patrimonial”, “Roteiros Sensoriais Interpretativos Culturais”, “Do Largo das Mercês à Praça Visconde do Rio Branco: um estudo de gestão do patrimônio Histórico em Belém do Pará, 1941-2011”, “De Manaus a Belém: Entendendo o patrimônio cultural amazônico, sua conservação e suas técnicas”, “J. B. Debret – Iconografia de cidades do sul do Brasil”, “Diálogos contemporâneos na arquitetura belenense (1979-2007)”, “A importância da comunicação nas organizações”, “A reconstrução da memória na vila de Lapinha da Serra”; “Propostas de intervenção restaurativa: Capela de Nosso Senhor dos Passos e Igreja de Santo Antônio” e “A valoração como patrimônio cultural do ‘Raio que o parta’: expressão do Modernismo Popular, em Belém/PA”.

Serviço:
Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio
Palestra: “Patrimônio Arqueológico, Comunidade Quilombola e Museu Comunitário da Serra do Evaristo, em Baturité/CE” - Msc. Verônica Pontes Viana
Dia: 11/10/13                     Horário: 15h às 18h
Local: Auditório do IPHAN (Gov. José Malcher, esquina com Benjamim Constant)
Inscrições: http://casadopatrimoniopa.wordpress.com/  | Inscrições gratuitas | Será entregue certificado

Nenhum comentário:

Postar um comentário