domingo, 29 de janeiro de 2012
sábado, 28 de janeiro de 2012
DENÚNCIA: Palacete Vitor Maria da Silva (Casarão do Ferro de Engomar) sendo destruído pelo descaso
Infelizmente na noite de hoje chegou ao nosso conhecimento mais um exemplo de descaso com o patrimônio histórico de Belém.
Poucos são os que lembram do Palacete Vitor Maria da Silva, também conhecido como Casarão do Ferro de Engomar. Muitas vezes passamos despercebidos por este verdadeiro tesouro da Art Nouveau em Belém e que guarda em seu interior painéis de azulejos criados por A. Arnoux e Boulanger & Cie.
O Palacete em questão, localizado na Veiga Cabral com Presidente Pernambuco, próximo ao Shopping Pátio Belém, está sendo vítima de depredação e ação de meliantes que invadem seu espaço para roubar seus painéis de azulejaria. Segundo informações dos amigos e colaboradores da ASAPAM através de twitter, facebook e email, o prédio foi adquirido pela iniciativa privada mas permanece à mercê da invasão de vândalos.
Vamos fazer valer nossa voz e a Lei Ordinária nº 7709 de 18 de maio de 1994, onde a Câmara Municipal de Belém define em seu Art. 1º que o Poder Público é responsável pela promoção, preservação, conservação, proteção e tombamento, assim como a fiscalização, execução de obras ou serviços visando a valorização do Patrimônio Cultural de Belém e que o município procederá o tombamento parcial ou total de bens de valor histórico, artístico, ambiental ou cultural e que o processo de tombamento poderá ser iniciado a pedido de qualquer interessado, proprietário ou não do bem, por grupo de pessoas, incluindo-se associações ou quaisquer outras organizações interessadas na preservação e proteção da memória cultural (Art. 3º e 4º).
Definitivamente não podemos deixar que esse crime continue!
Fotos: Michel Pinho |
Texto de Renata Souza Barros, historiadora - ASAPAM
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Ato Público: Amar Belém: Justiça e Paz
A Associação dos Moradores da Travessa 3 de maio, realizará neste domingo (29/01) um ato público para lembrar o trágico desabamento do Edifício Real Class, que completa 1 ano.
O objetivo do ato é chamar atenção da sociedade e autoridades competentes para os rumos que o desenvolvimento urbano de Belém vem tomando, promovendo a sensibilização e a reflexão de todos na tentativa de constuir uma cidade melhor, visando o bem-estar de seus habitantes e o cumprimento das leis que regem as diretrizes do planejamento urbanístico da cidade.
Programação:
8h30min - Ato Ecumênico
9h00 - Café da manhã solidário
10h00 - Leitura do manifesto Amar Belém: Justiça e Paz
10h10min - Pronunciamentos abertos
10h30min - Atividades Esportivas e de Lazer
10h30min - Sessão de audiovisuais
11h00 - Intervenção Musical
13h00 - Encerramento
Fica o convite a todos os interessados. Participe deste ato por uma Belém melhor!
Por Anna Raquel Castro - ASAPAM
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
A Capela Pombo é do povo!
Divulgando o projeto do Fórum Landi
A Capela Pombo [Séc. XVIII], de autoria do italiano Antonio Landi, está novamente sob ameaça de venda. Este crowdfunding, coordenado pelo Fórum Landi e com apoio da Universidade Federal do Pará, pretende unir forças no sentido de arrematar esse patrimônio histórico e religioso de valor inestimável ao povo paraense, situado na Travessa Campos Sales, entre as Ruas Manoel Barata e 13 de Maio, no Bairro do Comércio.
Se não tomarmos uma atitude imediatamente, teremos de nos contentar com a dúvida: quem irá comprá-la? E o que será feito dela? Vamos ficar esperando pra ver ou vamos nos mobilizar, enquanto sociedade civil, pressionando o Governo a comprar essa briga a nosso lado?
Teremos seis meses pra arrecadar o valor total - nunca antes um crowdfunding no Brasil chegou a tanto, R$ 1.000.000,00. Crowdfunding, em miúdos, nada mais é do que um financiamento coletivo, em que todos participam comprando pequenas cotas e se tornando sócios do projeto.
Aqui, um bom negociante é fundamental: mesmo não conseguindo o valor total, ao menos ganharemos legitimidade pra negociar com o atual proprietário. Vamos procurá-lo com o montante arrecadado numa mala preta - in cash sempre tem desconto, né? Caso não haja acordo, os doadores receberão os valores de volta, não se preocupem. Também correremos atrás de grandes patrocinadores, é claro.
No fim, o que vale é o diálogo. O boca a boca. A mobilização da sociedade, demonstrando estar disposta a preservar o patrimônio que lhe é de direito, em outros tempos sempre aberto a quem fosse.
Se não for arrecadado o valor total, vamos procurar o proprietário com o montante arrecadado numa mala preta - in cash sempre tem desconto, né? Caso não haja acordo, os doadores receberão os valores de volta.
A contrapartida? Uma vez arrematada, a Capela Pombo seria restaurada e preservada pela UFPA, através do Fórum Landi, e suas portas seriam reabertas ao grande público. Quer contrapartida melhor do que essa? Impossível. Além disso, porém, o nome dos doadores constarão em ordem alfabética em uma placa no interior da capela, após o restauro.
Vamos todos participar e dar um presente significativo e condizente com a magnitude de uma cidade como Belém!
Assinar:
Postagens (Atom)