sexta-feira, 26 de junho de 2015

PROJETO CONHECER O PATRIMÔNIO: 3ª Edição no Centro de Memória da Amazônia - CMA


No dia 19/06 (sexta) ocorreu a terceira edição do PROJETO CONHECER O PATRIMÔNIO e na ocasião o espaço cultural contemplado foi o Centro de Memória da Amazônia CMA, que se constitui em um arquivo de fundo judiciário salvaguardando arquivos do Tribunal de Justiça do Pará-TJPA anteriores ao ano de 1970 e tem como objetivo preservar a memória do judiciário paraense e disponibilizar os documentos para pesquisa acadêmica e pessoal


 O acontecimento reuniu um diversificado público em prol da análise sobre a visão de patrimônio documental conferida aos arquivos públicos. Os participantes da mesa de abertura foram o presidente da Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia – ASAPAM, Bernardo Costa Junior, que primeiramente agradeceu a presença de todos e frisou a importância de mais uma edição do projeto em um campo de conhecimento tão importante como a Arquivologia. Logo após, o professor história da UFPA, Dr. Aldrin Moura de Figueiredo, atual diretor do Centro de Memória da Amazônia, além de agradecer e reconhecer a iniciativa do projeto discorreu quanto a história do edifício, as ações no sentido de constituí-lo como centro de memória, além de sinalizar a importância de se militar no campo do patrimônio cultural.


 A Sócia Colaboradora da ASAPAM, Larisse Rosa - graduanda em Museologia e atual bolsista do CMA - mediou a mesa de debate composta por Leonardo Torii, historiador, Coordenador do Setor de Gestão de Documentos do Arquivo Público do Pará; Lélia Fernandes atual presidente da Associação dos Amigos dos Arquivos Públicos do Estado do Pará – ARQPEP; por fim a chefe da Divisão de Documentação e Arquivo do Tribunal de Justiça do Pará – TJ-PA, Leiliane Sodré Rabelo.


                Leonardo Torii discorreu sobre os procedimentos padrões e aspectos técnicos que são utilizados ao se lidar com arquivos, em seguida exaltou o valor histórico que possuem e apontou a potencialidade dos mesmos como suporte para a preservação da memória e consequentemente como patrimônio documental. Na sequência Lélia Fernandes falou das iniciativas de integralizar, por meio da cooperação em rede, os arquivos públicos de toda a Amazônia Legal, por meio da cooperação de instituições diversas e iniciativas nacionais, a exemplo da Rede Nacional dos Pontos de Cultura, e finalizando ainda apresentou a atual situação dos arquivos públicos, em especial do Pará. Leiliane Rabelo levou ao conhecimento do públio o trabalho exercido na divisão de arquivos do TJ-PA e o sentido do seu uso como programa de gestão documental e preservação da memória do judiciário brasileiro e sua transversalidade com a sociedade.


                Ao fim do evento realizou-se breve palestra técnica com os bolsistas do CMA em relação aos procedimentos adotados no centro quanto à catalogação dos arquivos e em seguida foi iniciada visita. Os presentes tiveram acesso ao acervo do espaço, sendo alguns arquivos de maior relevância expostos e dispostos ao manuseio de quem tivesse interesse. Dentre as “obras raras” estava um documento de crucial importância para a história, como: O Inventário de Antônio Lemos, usado pela família para reaver bens perdidos durante o ataque promovido pelos seus opositores que resultou no incêndio de sua casa, e ainda o arquivo mais procurado e mais pesquisado do CMA: o processo original do homicídio de Severa Romana, mulher alvo da santificação popular paraense, cujo tumulo possui diversas homenagens. Documentos como os estatutos dos clubes do Remo e Paysandú também fazem parte do acervo.


                A ASAPAM agradece a todos que participaram da 3ª edição do Projeto Conhecer o Patrimônio e entende que é de fundamental importância a promoção do acesso aos espaços de cultura do Estado, pois estes guardam uma memória que se torna cada mais viva a partir do contato com a sociedade.







Texto: George Bruno e Verena Merícias
Fotos: Bruno Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário