terça-feira, 11 de junho de 2013

CURSO: UFPA abre inscrições para curso de patrimônio histórico na Itália.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu inscrições para curso de Conservação, recuperação e valorização do Patrimônio Histórico – Arquitetônico e Paisagístico, a ser realizado na Itália. O curso é uma parceria com o Fórum Landi e Universidade de Florença.

A iniciativa irá privilegiar as áreas de arquitetura, conservação dos bens culturais, engenharia civil e das construções, planejamento territorial, ambiental e urbanismo. O principal objetivo é a formação de novos profissionais na área do projeto para a conservação, recuperação e valorização do patrimônio histórico–arquitetônico e paisagístico, com particular atenção às políticas de valorização dos bens culturais, que estão surgindo nos últimos anos, no Brasil, e dos recentes interesses sobre os aspectos energéticos e a sustentabilidade tecnológica
.

As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário de candidatura à seleção para a admissão ao curso, que deverá conter: generalidades completas do candidato; indicação de residência; certificado relativo ao diploma possuído e possível pedido para frequentar o pré-curso de língua italiana.

O formulário deve estar endereçado ao reitor, preenchido no modelo especial – disponível no endereço web da Universidade de Florença e enviado até o dia 30 de julho. Para alunos de graduação, ainda no ato da inscrição, é necessário que o candidato já tenha integralizado 50% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso.

Vagas
O curso possui o limite de 30 vagas, sendo 15 delas destinadas ao público interno da UFPA e 15 para o público das demais instituições. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas disponíveis, será realizada uma seleção por uma Comissão especial e o resultado será informado posteriormente.

Duração
O curso vai durar duas semanas, com o início marcado para o dia 16 de setembro de 2013, e mais uma semana optativa de pré-curso de língua italiana, com início no dia 8 de setembro.

Parceria
Para a assessora da Prointer, professora Leila Assef, o curso irá proporcionar mais compartilhamento de conhecimento entre as universidades. “Essa é uma iniciativa muito bem-vinda, porque a Universidade de Florença já possui um conhecimento grande da área e, agora, estará compartilhando com os alunos e professores da UFPA. Então, é mais uma oportunidade de internacionalizar o conhecimento produzido aqui e, com certeza, aproveitar a experiência da Europa”, conclui a professora.

Fonte: G1 Pará.

Um comentário: