quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sociedade pode opinar sobre inscrição do Bumba-meu-boi como patrimônio cultural

O Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu prazo para a manifestação da sociedade sobre o pedido de inscrição do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão no Livro de Registro das Celebrações. A categoria faz parte do Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro.
A proposta de registro do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil foi apresentada pela Comissão Interinstitucional de Trabalho. O grupo é composto pela Superintendência do Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da Universidade Federal do Maranhão, representantes dos Grupos de Bumba-meu-boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-mão, Orquestra e de Bois Alternativos e representantes e membros de grupos de Bumba-meu-boi e da comunidade.
O Bumba-meu-boi é uma festa tradicional onde a figura do boi é o elemento central. Reúne também outras manifestações culturais e, por isso, é chamado de complexo cultural. Muitas vezes definido como um folguedo popular, o Bumba-meu-boi extrapola a brincadeira e se transforma em uma grande celebração tendo o boi como o centro do seu ciclo vital e o universo místico-religioso. Profundamente enraizado no cristianismo e, em especial, no catolicismo popular, o Bumba-meu-boi envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal.
Os cultos religiosos afrobrasileiros do Maranhão também estão presentes na celebração, como o Tambor de Mina e o Terecô, caracterizando o sincretismo entre os santos juninos e os orixás, voduns e encantados que requisitam um boi como obrigação espiritual.
As manifestações sobre o registro da candidatura devem ser enviadas, dentro do prazo de 30 dias – a contar a partir da publicação no Diário Oficial da União (24 de junho) -, por correspondência, para o novo endereço da presidência do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural – Presidente – SEPS, 713/913 bloco D, Edifício Lucio Costa, 5º andar – Brasília – Distrito Federal – CEP: 70390-135.

Fonte: Ministério da Cultura
Portal Brasil, 29/06/2011, Noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário