quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lei cria Dia do Patrimônio Histórico e Cultural

O calendário oficial do Estado acaba de ganhar mais uma data, instituída por intermédio da lei n° 7. 515, de 28 de abril de 2011,que cria o Dia do Patrimônio do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Pará. A iniciativa, que tem a chancela do governador Simão Jatene, tem por finalidade valorizar os monumentos históricos do Pará e conscientizar a população sobre a importância que esses símbolos têm para o Estado. Atualmente, o Pará tem centenas de bens materiais e imateriais que foram tombados como patrimônio histórico cultural, entre os quais o Mercado do Ver-o-Peso, a Igreja da Sé, o carimbó e a guitarrada.
A partir de agora, o dia 5 de novembro será dedicado especialmente a todos os bens culturais do Estado. Para a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural do Pará (Dephac), Taís Toscano, há uma preocupação cada vez maior  por parte da população quanto ao patrimônio cultural. O número de pedidos de tombamentos que chegam todos os dias ao Dephac comprovam isso. E nesse sentido, a iniciativa do governador vai ao encontro de todos os esforços feitos por quem atua nessa área para garantir a preservação do rico e vasto acervo histórico paraense.

Tombamento
Existem dois tipos de patrimônio: material e imaterial. O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais, que podem ser imóveis - como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais - e móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos. Já os imaterias são definidos pela Unesco como as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. (Agência Pará).

Fonte: www.diarioonline.com.br 04/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário