segunda-feira, 30 de março de 2015

ASAPAM: Conheça a Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia.



CONHEÇA A ASAPAM
A Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia - ASAPAM surgiu através de uma necessidade comum e da vontade coletiva  de  sensibilizar e mobilizar a sociedade à se organizar em prol das questões voltadas para o patrimônio cultural. Este projeto teve início em meados de 2010, durante as aulas de uma Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Um grupo de discentes e docentes composto por  historiadores, turismólogos, artistas visuais, arquitetos, produtores culturais entre outros colaboradores, amadureceu esta ideia, que a cada dia vem crescendo e recebendo cada vez mais apoio de pessoas e entidades que são solidários a esta causa.

Entendemos que todos nós fazemos uso de costumes, objetos, manifestações e lugares que caracterizam nosso modo de vida e nossa cultura, e repassamos isso para gerações posteriores. Isso é patrimônio, pertencente a cada um de nós e à sociedade como um todo, dentro da qual cada um pode colaborar a preservar estas riquezas que nos pertencem, através de ações direcionadas, que visam a sensibilização e conscientização da coletividade para a promoção, preservação, desenvolvimento e continuidade de nossa cultura.

OBJETIVOS:
  • Apoiar e desenvolver ações e projetos nas áreas social, cultural e artística.
  • Levantar e coletar informações e dados sociais, culturais e científicos de toda a região.
  • Motivar e estabelecer convênios com entidades governamentais ou não governamentais nacionais e estrangeiras nos âmbitos cultural, científico, ambiental, educacional e congênere com interesses similares à ASAPAM, para o desenvolvimento de projetos comuns, troca de informações, tecnologias e conhecimentos, para a realização de pesquisas, trabalhos de campo, exposições, palestras, cursos e atividades educativas, sempre ligados ao interesses dessa Associação.
  • Elaborar, debater e implantar projetos, programas e planos de ação que promovam o desenvolvimento social e cultural, fomentem o empreendedorismo cultural e que sejam do interesse da população da Amazônia.
  • Fortalecer a cultura local e seus valores históricos, participando do mercado globalizado, sem perder a sua identidade.
  • Contribuir para o fortalecimento do associativismo e cooperativismo das entidades sociais e culturais da região.
  • Promover o intercâmbio com entidades que compartilhem de interesses comuns.
Se você se identifica com a esta causa, junte-se a nós!


sexta-feira, 20 de março de 2015

IGREJA DO CARMO: Cerimônia oficial da entrega da obra de restauração da Igreja.


Nesta segunda-feira, dia 23 de março de 2015, às 09h00, será realizada a cerimônia de entrega oficial da obra de restauro da Igreja, que contará com a presença da presidenta do IPHAN, Sra. Jurema Machado, do arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e do diretor de Energia e Institucional Pará, da Vale, Sr. João Coral.
Compondo a cerimônia de entrega da obra, haverá visitação à Igreja, apresentação cultural da Orquestra de Cordas e do Coral do Programa Vale Música, exposição com fotos da fase de obras, organizada pelo artista plástico Armando Sobral e a entrega de certificados para os jovens que participaram da ação educativa, realizada pela Vale e a Arquidiocese, tornando-os monitores nas visitas abertas às obras de restauração do prédio.
A intervenção realizada na Igreja do Carmo, desde 2013, teve caráter conservativo/restaurativo, os quais possibilitaram a preservação dos elementos construtivos e artísticos integrados: pisos, forros, pinturas; púlpitos, retábulos laterais e retábulo-mor. A restauração inclui a recuperação integral da cobertura, do sistema de calhas e condutores, dos rufos. A fachada de pedra recebeu tratamento com emplastros para remoção das sujidades, com reintegração de áreas com perda.
O projeto básico do restauro foi desenvolvido pelo IPHAN/PA que assinou termo de cooperação com a Arquidiocese de Belém, e orientou tecnicamente o desenvolvimento do projeto executivo, além de orientar tecnicamente a equipe responsável pelar execução da obra.
O IPHAN, no cumprimento de suas atribuições legais, associou-se à Obras Sociais da Arquidiocese de Belém e Salesianos do Carmo para viabilizar o projeto e habilitá-lo junto ao Ministério da Cultura com a finalidade de captar recursos por meio das leis de incentivo fiscal, na modalidade Mecenato.
A Vale, empresa privada com grande atuação no estado do Pará, tornou-se a patrocinadora única de um projeto que, além da obra, incluía ações de comunicação e divulgação, mas foi além, contratou, diretamente, um projeto de educação para atuar paralelamente à intervenção e também investiu recursos próprios no projeto.

sexta-feira, 13 de março de 2015

CONVERSA PAI D'ÉGUA: Ações Educativas em Rede: Casas do Patrimônio Pará.


Com o intuito de divulgar e fazer um balanço junto à comunidade dos resultados das ações já realizadas, bem como fomentar novas ações em conjunto entre os parceiros Rede Casas do Patrimônio do Pará, será realizada, no próximo dia 27 de março, uma edição especial do “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, o tema abordado será “Ações Educativas em Rede: Casas do Patrimônio Pará”. As inscrições podem ser realizadas aqui.
  
PROGRAMAÇÃO
“Ações Educativas em Rede: Casas do Patrimônio Pará”
08h00 – Abertura
08h30 – Painel I – “Ações Educativas na área do Patrimônio Cultural-Rede Casas do Patrimônio Pará”
-  IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)
-  FOTOATIVA (Associação Fotoativa)
-  CMA/UFPA (Centro de Memória da Amazônia / UFPA)
-  IFPA/Campus Belém (Instituto Federal do Pará)
-  ASAPAM (Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia)
-  FÓRUM LANDI/UFPA (Associação Fórum Landi)


11h30 – Debate
12h00 – Intervalo
14h00 – Painel II – “Ações Educativas na área do Patrimônio Cultural - Rede Casas do Patrimônio Pará”
-  FCP (Fundação Cultural do Estado do Pará)
-  DPHAC/SECULT (Depto. de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural)
-  BELEMTUR/PMB (Coordenadoria Municipal de Turismo)
-  SETUR/PA (Secretária de Estado de Turismo do Estado do Pará)
-  GGEOTUR/UFPA (Grupo de Estudos em Geografia do Turismo)
16h30 – Debate
17h00 – Plenária para avaliação e início alinhamento de ações conjuntas parcerias para 2015 e 2016

EVENTO: II Encontro Nacional das Produtoras Culturais Colaborativas



Já estão abertas as inscrições para participação no II Encontro Nacional das Produtoras Culturais Colaborativas que será realizado no período de 19 à 22 de março de 2015, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O evento tem o objetivo de reunir e promover a troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e grupos culturais que utilizam a tecnologia social das Produtoras Culturais Colaborativas em diferentes territórios do país como atividade extensionista nas áreas de comunicação comunitária, cultura popular, desenvolvimento de tecnologias livres, economia solidária, software livre e cultura digital com o intuito de fortalecer a rede de pesquisa e de projetos comuns entre os grupos participantes, bem como difundir a utilização dessa metodologia para demais estudantes de graduação, pós-graduação das instituições participantes e produtores culturais.

A tecnologia social da Produtora Cultural Colaborativa é um conjunto de metodologias para que grupos autogestionários transformem seus espaços de inclusão digital em empreendimentos criativos para oferecerem produtos e serviços ligados à cultura digital, mídia livre, audiovisual e produção cultural de forma legalizada utilizando softwares livres, através da articulação de ações entre universidades, escolas públicas e grupos culturais, especialmente em projetos de pesquisa e extensão.

terça-feira, 3 de março de 2015

OFICINA: Restauro de Acervo Bibliográfico e Oficina Biblivre.


Estão abertas as inscrições para as oficinas de restauro e do software para  bibliotecas Biblivre, que serão ministradas na Diretoria de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará (FCP), no Centur, no período de 23 a 27 deste mês, no horário de 8h ao meio-dia. As oficinas integram a programação de aniversário de 144 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna. As inscrições devem ser feitas no portal da FCP.

São 15 vagas ofertadas para a oficina de restauro. Os participantes devem ter idade mínima de 18 anos. Segundo a coordenadora de processos técnicos da Diretoria de Leitura e Informação da FCP, Suzana Tota, a oficina é voltada para dirigentes de bibliotecas e pessoas ligadas à área. “Muitas pessoas procuram o curso de restauro. Alunos de biblioteconomia e também de outras áreas, que querem aprender essa técnica”, diz.

Durante o evento os alunos vão conhecer o passo a passo da restauração de livros. “Nos dois primeiros dias, o público vai aprender sobre o que é o restauro e que tipo de material pode ser restaurado. Depois vai conhecer na prática como se faz a restauração e encadernação de um livro ou material”, explica a coordenadora.