terça-feira, 10 de novembro de 2015

SPP 2015: Imagens do segundo dia (10/11) da Semana do Patrimônio Paraense 2015.


Nesta terça-feira, dia 10/11/2015 tivemos o segundo dia da SEMANA DO PATRIMÔNIO PARAENSE 2015  que ocorreu no Museu do Estado do Pará – MEP, iniciou com o também projeto da ASAPAM “Conhecer o Patrimônio”, promovendo na oportunidade sua 5ª edição. O projeto tem por objetivo realizar um encontro durante um dia de cada mês que ofereça em sua programação um ciclo de palestras, oportunizando que o espaço escolhido, no caso o MEP, apresente sua história, memória, atividades realizadas e projetos futuros, com o intuito de mobilizar a sociedade em prol da visitação dos espaços e o fortalecimento das parcerias com esses lugares culturais e museais.


Na ocasião, a mesa de abertura foi composta pelo Presidente da ASAPAM, Bernardo Costa Jr e pelo diretor do Museu do Estado do Pará, Sérgio Melo, que tomando a palavra discorreu sobre a memória do MEP, sua missão institucional e os atuais projetos que vêm sendo desenvolvidos no espaço.


Posteriormente a Diretora do Sistema Integrado de Museus e Memoriais, Mariana Sampaio, ministrou palestra sobre a estrutura organizacional do Sistema Integrado que possui sete museus e dois memoriais, falou sobre suas respectivas funções e do por quê que os mesmos devem funcionar de forma integrada, em rede.


Dando continuidade ao evento, a coordenadora de educação do SIM, Márcia Pontes, a coordenadora de documentação também do SIM, Michelle Queiroz, e a técnica em gestão cultural do DPHAC, Sabrina Campos, integraram uma mesa-redonda relativa ao espaço escolhido pelo referido projeto, onde Sabrina Campos (DPHAC) apresentou o surgimento do Departamento, sua missão, equipe de pesquisa e de análise, e aproveitou para fazer o lançamento do edital “Grupo de Pesquisa”, projeto de educação patrimonial que realizará atividades de caráter teórico-práticas com o objetivo de sensibilizar jovens do bairro da Cidade Velha na valorização do Patrimônio Cultural local. 


Márcia Pontes falou sobre o trabalho desenvolvido na coordenação de educação, sua função de criar mecanismos e recursos pedagógicos junto aos mediadores e educadores sistêmicos, além de ter que colocar em prática projetos educativos e sociais. Concluindo a mesa tivemos a fala da coordenadora de documentação do SIM, Michelle de Queiroz, que transcorreu sobre a atuação da coordenadoria, sua síntese de atuação sistêmica através da biblioteca, dos arquivos permanentes, reservas técnicas, entre outros, além dos programas de salvaguarda, da formação de acervos dos museus e da diversidade de suas coleções. A manhã encerrou com uma visita guiada ao Museu.


Pela parte da tarde, a professora Anna Linhares palestrou sobre sua tese de doutorado que aborda objetos alusivos à cultura indígena, remete a estudos de gráficos de olhos segundo Charles Hartt, além de estágios de evolução das ornamentações gregas.


A parte mais emocionante do dia teve início com a fala de boas vindas de um dos caciques Tembé no dialeto Tenetehara, em seguida a professora Ivania Neves discursou sobre o processo de produção do livro “Patrimônio cultural Tembé-Tenetehara” e sua importância na percepção de como o mundo pode ser plural, valorizando a memória da cultura indígena. A fotógrafa Shirley Penaforte realizou um depoimento emocionado a respeito de sua participação na produção imagética do livro, afirmando ter sido uma experiência indescritível e de intenso aprendizado. 


Em seguida a mesa contou com a presença ilustríssima do  atual Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, o senhor TT Catalão, que fez um apanhado sobre os inventários de patrimônio cultural já realizados no Estado do Pará e sua importância na valorização do Patrimônio Imaterial, além de pontuar a respeito dos valores predominantes na história do Brasil refletidos no referido livro, afirmando se tratar de um manifesto cultural saído do Pará para o mundo.


América Tembé promoveu um comovente discurso ponderando sobre a importância do livro como material didático capaz de manter sua cultura e identidade vivas, além de afirmar emoção por ter estado pela primeira vez, ao longo de seus 49 anos, no Museu do Estado. 


Encerrando a mesa, o mediador Márcio Couto assinalou a importância do inventário cultural efetuado a partir do livro para o povo Tembé, além de relatar suas experiências de convivência com os povos indígenas através de seus projetos e pesquisas. O momento contou também com relatos de experiências praticados por alguns dos indígenas presentes e foi finalizado com uma linda apresentação cultural, agraciando o público presente.



O dia terminou com o lançamento do livro “Patrimônio cultural Tembé-Tenetehara”, fruto de ações desenvolvidas no âmbito de um Termo de Cooperação Técnica firmado com diversas instituições, entre elas o IPHAN.












A ASAPAM convida a todos  para, ainda no MEP, dar continuidade a mais um dia de evento nesta quarta-feira, 11/11.

Texto: Verena Merícias
Imagens: Bruno Silva

2 comentários:

  1. Mais um avanço nas pesquisas do patrimônio cultural imaterial paraense.Parabéns a equipe do SIM e a diretoria de Patrimônio da SECULT.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns vai a equipe da ASAPAM, conheço o quanto esses meninos ralam pra se manter, mesmo NENHUM apoio financeiro. Está na hora de ajudar essa galera que com muito pouco faz muito mais que o poder público. A Semana do Patrimônio Paraense é um grande exemplo disso. A SECULT foi pura decoração, cadê o Paulo Chaves?

    ResponderExcluir