terça-feira, 11 de novembro de 2014

CONVERSA PAI D'ÉGUA: Profissionalização da Capoeira.


O Iphan/Pa realizará, no próximo dia 28 de novembro, mais uma edição do “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, o tema abordado será “Profissionalização da Capoeira”.
Os palestrantes convidados serão Paulo A. Magalhães Filho, capoeirista, jornalista e pesquisador, mestre em ciências sociais, autor do livro “Jogo de Discursos: A disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola baiana”; Mestre Bezerra, mestre de notório saber da Capoeira paraense contemplado no Prêmio Viva meu Mestre/2010 e membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional para a Salvaguarda da Capoeira no Pará e Alexadro Reis, diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares.

A Profissionalização da Capoeira
Desde 2008, ano em que a Roda da Capoeira e o Ofício de Mestre de Capoeira foram Registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo menos dois projetos de lei propondo a regulamentação da Capoeira enquanto profissão foram apresentados pela Câmara dos Deputados (PL nº 2858/2008, de autoria do Deputado Carlos Zarattini e o PLC nº 31/2009, de autoria do Deputado Arnaldo Faria de Sá). Em maio de uma Audiência Pública foi realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal para debater o assunto. Os diferentes posicionamentos manifestados por Mestres de Capoeira durante a audiência demonstraram a complexidade e controvérsias que envolvem o tema. O principal desafio parece ser o de contemplar, na eventual institucionalização da profissão, a complexa dimensão cultural e social da Capoeira.

O Ciclo de Palestras “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”
O objetivo é divulgar e refletir sobre diversos aspectos das questões mais atuais sobre o tema “Patrimônio Cultural”, trazendo especialistas para abordar esses assuntos. Desde 2012, já foram realizadas 21 palestras/mesas redondas abordando os temas: “Paisagem Cultural e Patrimônio”, “Legislação e Patrimônio Cultural”, “Educação Patrimonial”, “Roteiros Sensoriais Interpretativos Culturais”, “Do Largo das Mercês à Praça Visconde do Rio Branco: um estudo de gestão do patrimônio Histórico em Belém do Pará, 1941-2011”, “De Manaus a Belém: Entendendo o patrimônio cultural amazônico, sua conservação e suas técnicas”, “J. B. Debret – Iconografia de cidades do sul do Brasil”, “Diálogos contemporâneos na arquitetura belenense (1979-2007)”, “A importância da comunicação nas organizações”, “A reconstrução da memória na vila de Lapinha da Serra”; “Propostas de intervenção restaurativa: Capela de Nosso Senhor dos Passos e Igreja de Santo Antônio”; “A valoração como patrimônio cultural do ‘Raio que o parta’: expressão do Modernismo Popular, em Belém/PA”; “Patrimônio Arqueológico, Comunidade Quilombola e Museu Comunitário da Serra do Evaristo, em Baturité/CE”; “Centro Histórico de Belém e Obra de Restauração da Igreja São João Batista”; “Produção, Comercialização e Mercado do Artesanato de Miriti”; “Da esquina para o Canto: política de difusão cultural no Iphan/PA (1991-2005)”; “Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense”; entre outros.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
O Iphan é um órgão federal ligado ao Ministério da Cultura, responsável pela identificação, documentação, promoção e preservação do patrimônio cultural brasileiro. Fundado em 1937, vem desempenhando importante papel na gestão desse patrimônio, procurando assegurar, a partir de ações e instrumentos legais, a continuidade e o usufruto dos bens culturais aos quais foi atribuído o valor de patrimônio nacional. Desde 2009, o Iphan conta com representações em todos os estados. No Pará, a Superintendência fica localizada na Avenida Governador José Malcher, nº 563 e nº 474, na cidade de Belém.


Serviço:
Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônioPalestra: “Profissionalização da Capoeira”
Convidados: Mestre Bezerra, Paulo A. Magalhães Filho e Alexandro ReisDia: 28/11/2014            
Hora: 14h às 18hLocal: Auditório Albano Franco – FIEPA (Tv. Quintino Bocaiúva,1588, Nazaré)
Inscrições: http://casadopatrimoniopa.wordpress.com/ | Inscrição gratuita | Certificado de participação

Nenhum comentário:

Postar um comentário