quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SPP 2014: Participe das Oficinas e conheça as Instituições ministrantes


Durante a Semana do Patrimônio Paraense 2014 ocorrerão oficinas gratuitas a todos aqueles inscritos para o evento. No dia 5 de Novembro das 09h00 às 12h00 haverá a Oficina de Percussão ministrada pelos membros do Coletivo Casa Preta e no dia 6 de Novembro das 09h00 às 12h00 haverá a Oficina "Os Saberes das Águas: Patrimônio da Amazônia" ministradas por membros do CEALMA. Abaixo segue informações sobre cada instituição e sobre as oficinas:


CEALMA

O Cealma (Centro de Estudos e Aplicações em Logística e Meio Ambiente) é uma entidade de pesquisa e fomento ao desenvolvimento de projetos em logística ambiental, arte educação, divulgação científica, meio ambiente e sociedade com base nas indicações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

O principal foco de atuação é o projeto “Estudos Flutuantes: saúde, cidadania e sustentabilidade pela outra margem do rio”, que compõe ações de educação não formal visando o gerenciamento de resíduos sólidos, artesanato sustentável, incentivo ao cooperativismo e formação de agentes ambientais para auxiliar na integração dos moradores das comunidades ribeirinhas das Ilhas de Paquetá, Jutuba e Arapiranga com o meio ambiente através valorização dos bens culturais imateriais e das práticas de preservação do patrimônio socioambiental.

O Cealma também atua em eventos culturais e científicos na organização de espaços sustentáveis e no educativo, oferecendo workshops e oficinas, como a que será realizada na Semana do Patrimônio Paraense 2014, "Os Saberes das Águas: Patrimônio da Amazônia". A água como bem de consumo e como fator de preservação ambiental e suas implicações na vida, costumes, práticas de trabalho e geração de renda, lazer e conceito social.  Os saberes das águas nos modos de vida e produção das comunidades urbanas e ribeirinhas. A riqueza do patrimônio material e imaterial em torno da água.

Ministrantes:

Renata Maués - Arte Educadora, Graduada em Educação Artística (UFPA) e Especialista em Divulgação da Ciência, da Saúde e da Tecnologia (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz/MCT). Diretora de Arte Educação e Divulgação Científica do CEALMA (Centro de Estudos e Aplicações em Logística e Meio Ambiente).

Renata Silva - Bacharel e Licenciada em História (ESMAC), Especialista em Políticas Públicas e Serviço Social (UFPA) e em Educação para as Relações Étnico-raciais (IFPA). Pesquisadora associada ao CEALMA (Centro de Estudos e Aplicações em Logística e Meio Ambiente).

COLETIVO CASA PRETA

O Coletivo Casa Preta é uma associação de afrodesenvolvimento que reúne articuladores do movimento negro, produtores culturais e educadores na Terra Firme, um dos bairros periféricos mais populosos e marginalizados de Belém. Integrante da Rede Mocambos, o coletivo discute e atua em diversas áreas que abordam a tecnologia e ancestralidade, identidade e autoestima da população pobre e negra da cidade, visando o desenvolvimento de uma metodologia própria, sobretudo afro-brasileira, sendo também um núcleo de formação continuada e fortalecendo uma rede que vem conectando, através das tecnologias da informação e comunicação, comunidades quilombolas rurais e urbanas dos estados do Pará, Maranhão, Manaus, Amapá e na cidade de Porto Velho.

O Coletivo Casa Preta também oferece oficinas gratuitas para os moradores das comunidades dos bairros de Canudos, Terra Firme, Guamá e adjacências nas áreas de música, arte e consciência corporal, como Percussão, Produção de Instrumentos com Materiais Expressivos, Graffiti, Pintura Mural, Capoeira, Yoga, entre outras. No dia 05/11 pela manhã haverá Oficina de Percussão aberta aos participantes da SPP 2014 com Don Perna, integrante e gestor do Coletivo Casa Preta, que fará a apresentação de encerramento da semana, também, com o resultado desta oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário