sábado, 2 de junho de 2012

Sobre o ato público em defesa da memória

Dia 31/05/12 ocorreu em frente ao Arquivo Público do Estado do Pará o Ato em defesa da memória visando chamar a atenção da população, da sociedade civil organizada e do governo para o risco iminente de incêndio devido ao descuido com a estrutura elétrica do prédio centenário. A estrutura que abriga obras históricas, documentos do Brasil Colônia e, mais do que isso, onde pessoas trabalham, estudam e visitam todos os dias, possuiu laudos de segurança do Corpo de Bombeiros do Pará que apontam para a necessidade urgente de uma revisão/reestruturação das instalações para que os riscos não sejam cada vez maiores.

A estrutura precária do prédio, sito à rua Campos Sales, entre Manoel Barata e Treze de maio, bairro da Campina, se põe em risco centenas de anos de história documentada, vidas dos funcionários, pesquisadores e visitantes que lá vão realizar suas atividades, põe também em risco milhares de pessoas que circulam pelo comércio de Belém todos os dias.
São bancas de comércio informal, lojas de roupas, óticas, revendedoras de importados, carrinhos de lanche e refeições, lojas de colchões, até uma importante loja de departamentos cuja matriz de quatro andares está a menos de 100 metros do Arquivo Público.

Será que quem timidamente passou pela frente do prédio na manhã desta quinta feira e olhou tais manifestantes fazendo barulho pensou em tudo isso? Será que os empresários da vizinhança não pensam que, no caso de um incêndio, são seus produtos, estoques, funcionários e até si próprios que estão correndo perigo?

O ato, meus caros, não foi feito apenas para preservar os "papéis velhos" que lá se encontram. E também não foi feito para servir de palco politiqueiro como algumas pessoas podem pensar. Quem pensa desta forma, que comparecesse e compareça para verificar as reais condições e riscos que o prédio oferece à memória E ÀS PESSOAS de Belém antes de emitir juízos e de fato nada fazer.




Agradecemos a todos os participantes, em especial à Adriana Coimbra pelo empenho na organização, e que este seja apenas um início de muitos atos onde a população toma para si também a responsabilidade de fiscalizar e cobrar medidas de preservação, salvaguarda e manutenção dos nossos acervos patrimoniais.

Parabéns a todos!










Para saber mais:
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=6129

http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_modulo=197&id_noticia=593264

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/05/manifestantes-denunciam-abandono-do-arquivo-publico-do-para.html

http://www.diarioonline.com.br/noticia-203625-abandono-do-arquivo-publico-inspira-protesto.html


Texto de Renata Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário