segunda-feira, 21 de maio de 2012

Diálogos com o Patrimônio - MAIO

Projeto Diálogos com o Patrimônio: "Territórios do Patrimônio Cultural".
                   Dia: 28 de maio, no horário de 15 às 17h.
Local: Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP) - Palácio Lauro Sodré, Pça. D. Pedro II, s/n, Cidade Velha.

A expressão “Patrimônio Cultural” designa um conjunto de bens relacionados com a vida de uma sociedade desde seus aspectos simbólicos, materiais, naturais, memoriais e de ocorrência no cotidiano. Designa, portanto, um conjunto de bens de importância para a cultura e para as memórias coletivas dos grupos que, no dia a dia, compõem uma sociedade.
Desta forma, o Patrimônio Cultural não existe apenas como forma de lembrar o passado, mas como conjunto de bens que, continuamente, lembra as pessoas que vivem no presente sobre a passagem do tempo, sobre as transformações que a sociedade experimenta ao longo de sua história.
Estes bens existem, sem dúvida, em espaços consagrados da preservação da memória histórica – arquivos, museus, bairros históricos, monumentos e galerias de arte. No entanto, sua existência pode ser percebida em diferentes locais e em manifestações que, muitas vezes, sequer desconfiamos: no nome das ruas, nas cartas pessoais e fotografias, nas histórias contadas pelos moradores mais antigos, no idioma e dialetos, em linguagens como o cinema e a música, na forma com que as escolas ensinam seus alunos a se relacionarem com o espaço da cidade ou mesmo em bairros periféricos.
Em suma, o patrimônio cultural é constituído de seus territórios: eles não são somente espaços em que se concentram “coisas antigas”, mas lugares que a sociedade e seus grupos escolhem preservar por remeterem a acontecimentos importantes para suas vidas coletivas; mas, são também “lugares” simbólicos, não apenas relacionados com a ideia de preservação física, mas de lembranças de acontecimentos, de histórias particulares e de criações da cultura que, de várias formas, guardam memórias que o presente precisa reviver e discutir para continuarem existindo.
O projeto Diálogos com o Patrimônio: Valorizando Memórias e Construindo a Cidadania Cultural, ação do Programa de Educação Patrimonial do DPHAC/ SECULT, que no mês de maio propõe o debate sobre os Territórios do Patrimônio Cultural, pretende refletir sobre esses aspectos abordando os diferentes espaços, materiais e simbólicos, em que nosso patrimônio paraense se expressa e interage.

Público-alvo: Instituições de Governo, Instituições de Ensino e Instituições de Pesquisa, Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Turismo e Meio Ambiente, moradores e trabalhadores de centros históricos, agentes de cultura, representantes da sociedade civil organizada interessados em patrimônio cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário